Aplicativo e Portal otimizam acesso dos usuários aos serviços da Saúde de Aracaju

Saúde
18/12/2023 12h31

Para otimizar o acesso dos usuários aos serviços da rede municipal, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue disponibilizando o Portal e aplicativo “Mais Saúde Cidadão”, ferramenta digital que facilita o agendamento de consultas, acesso ao cartão de vacinação, controle de medicamentos, resultado de exames, entre outras funcionalidades sem que seja preciso sair de casa.

Disponível na loja de aplicativos dos aparelhos celulares com sistemas Android e IOS, o aplicativo permite que o usuário tenha acesso a diversos serviços de saúde ofertados pelo Município. Até o momento, mais de 50 mil pessoas já se cadastraram para ter acesso ao aplicativo.

“O principal objetivo do aplicativo é promover mais autonomia às pessoas no acesso aos serviços. Com ele, otimizamos o tempo dos usuários, que não precisam se deslocar até a unidade, acessando serviços disponíveis do seu próprio celular. Isso traz mais comodidade à população aracajuana. Lembrando que até os usuários menores de 18 anos podem ser cadastrados, desde que tenham CPF e responsável legal, o qual, automaticamente, será a pessoa encarregada pelas informações”, destaca o coordenador de Tecnologia da Informação da SMS, Adson Gomes.

Cadastro no aplicativo
Ao baixar o aplicativo no celular, o próximo passo é acessar o portal da Secretaria Municipal de Saúde (https://www.aracaju.se.gov.br/saude/). Em seguida, o usuário deve clicar em “Links Úteis” e, depois, em “Recadastramento para acesso ao APP e Portal da Saúde”. O cidadão deve fazer o cadastro, fornecendo as suas informações pessoais atualizadas, como e-mail, nome completo, número de telefone, nome da mãe, data de nascimento e CPF.

“Após esse processo, e estando todas as informações corretas, dentro do prazo de até 30 dias a equipe responsável pela análise dos dados enviará uma senha de acesso para o número telefônico cadastrado, por SMS, mensagem de WhatsApp ou e-mail. Com essa senha, o usuário poderá ter acesso tanto ao Portal da Saúde, quanto ao aplicativo Mais Saúde Cidadão. Caso a senha de acesso não chegue até o prazo dado, o usuário deve entrar em contato com a Ouvidoria pelo 0800 729 3534, opção 2”, orienta o coordenador.

Ainda segundo Adson, com essas ferramentas a gestão melhora a qualidade do atendimento prestado, facilita o serviço em saúde e dá mais conforto à população. Ao acessar o portal, o usuário visualiza na tela inicial os serviços por categoria. Já no aplicativo, além dos referidos serviços, o usuário tem acesso a resultados de exames, ao registro dos medicamentos de uso contínuo e os que foram retirados na unidade de saúde, bem como poderá avaliar o atendimento recebido.
 
Aprovação
Para a usuária e moradora do conjunto Augusto Franco, Talita Marcelle de Abreu, o processo de adesão ao aplicativo ocorreu de forma rápida e fácil.

“Fiquei sabendo sobre o Portal e aplicativo na Unidade do Augusto Franco. Preenchi o formulário disponível no site da Prefeitura e forneci meu e-mail, nome completo, número de telefone, nome da mãe, data de nascimento e CPF. Após a análise dos dados, recebi a senha de acesso por meio do WhatsApp. Toda esta tecnologia ajuda e agiliza o acesso ao SUS. É ótimo não enfrentar fila e resolver muitas coisas pelo celular”, relata Talita.