Réveillon 2024: Emsurb sorteia 331 pontos de comercialização para ambulantes na Orla da Atalaia

Serviços Urbanos
19/12/2023 15h17

Na manhã desta terça-feira, 19, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realizou mais uma etapa do edital para comercialização nos espaços públicos durante os dois dias de festa do Réveillon 2024, realizado pela gestão municipal. Desta vez, foi elaborado o sorteio eletrônico destinado às 331 vagas para quem se interessou e se inscreveu para comercializar produtos na Orla da Atalaia, nos dias 30 e 31 de dezembro.

Uma das contempladas foi Maria José dos Santos Melo, 64 anos, sorteada na categoria drinks/capeta. Moradora do bairro Cidade Nova, ela trabalha nesse ramo há mais de 25 anos e disse que começou a vida profissional com apenas um pequeno isopor de cerveja e água mineral e, com o auxílio de um vizinho, montou a sua primeira barraca de drinks. “Foi uma sensação ótima ser sorteada, porque pegando um ponto bom é certeza de bons lucros. A gente que é vendedor, tem que se organizar cedo para comprar logo a quantidade de mercadoria necessária,” disse ela após ter o número de inscrição sorteado.

O próximo passo para os sorteados nos segmentos de bebidas/isopor, alimentos e bebidas, drinks/capeta e bebidas, bares, food trucks e towner é a apresentação dos documentos obrigatórios (RG, CPF e comprovante de residência de Aracaju), o Certificado de Curso de Manipulação de Alimentos – Fundat/Vigilância Sanitária – para as atividades direcionadas do edital, além do documento do veículo referente a towner e food truck e a retirada do boleto para pagamento da taxa.

O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, alertou que os contemplados ainda deverão comparecer no setor de arrecadação, situado no Parque da Sementeira, para a retirada dos boletos de pagamento, nos dias 21 e 22 deste mês. “Para o comerciante ficar seguro durante a realização das suas vendas, serão disponibilizados nos dias 28 e 29 de dezembro, os crachás de identificação, na sede da Diropa, localizada Centro de Cultura e Artes J. Inácio na Av. Santos Dumont, Orla da Atalaia, além da delimitação das áreas que deverão ser ocupadas pelos grupos,” pontuou.

“Essa é mais uma oportunidade que a Prefeitura, junto a Emsurb, oferece à comunidade que trabalha no ramo. Como suporte no ordenamento e segurança dos comerciantes, realizaremos uma fiscalização minuciosa na praça da Cinelândia e passarela do Caranguejo, pontos de alto fluxo de pessoas, para que nos dias  30 e 31 deste mês, nos dias de festas, eles possam ganhar uma renda extra,” detalhou o Diretor de Orlas e Parques, José Olino de Castro Lima.

Comerciante há 15 anos, Gley Santos de Andrade, de 50 anos, morador do bairro Dom Luciano, foi um dos sorteados para vendas no Réveillon 2024, com a barraca “Larissa e Gabriel Drinks”, em homenagem aos filhos, ele fez questão de elogiar o trabalho desenvolvido pelo órgão municipal. “Achei muito justo esse processo da Prefeitura com o edital, principalmente o sorteio e a proposta de delimitação do espaço, porque deixa tudo organizado para gente. Estou feliz com essa oportunidade de poder complementar com uma renda extra no final do ano, assim já garanto a quitação das minhas pendências financeiras e a compra de algo novo para mim e minha família neste fim de ano,” refletiu.

Maria Zenaide Souza, de 53 anos, moradora do loteamento Mangabeira, diz que o trabalho foi iniciado sob a influência de sua mãe, que costumava comercializar nos eventos, dando continuidade após seu falecimento. Com as vendas de batata frita e cachorro-quente, ela pretende finalizar a construção da sua casa. “Quero sair do aluguel e esse será o melhor presente de final de ano. Contei os dias para ser uma das contempladas, a expectativa foi muito grande e fui uma das sorteadas. E revela o segredo para as boas vendas: "Fazer o preparo das comidas com amor e sempre manter o ambiente limpo para o cliente chegar, comer e retornar”, disse.