Serviços ofertados pela Emsurb garantiram o destino correto de resíduos recicláveis em Aracaju

Serviços Urbanos
20/12/2023 11h27

Manter a cidade limpa é um dos principais compromissos da Prefeitura de Aracaju com a população. Para isso, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) mantém com celeridade programas como o Cata-Treco, Ecopontos, Coleta Seletiva e os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em todos os bairros da capital, oferecendo à população opções de descarte regular de resíduos recicláveis e oportunidade de contribuir e cuidar do meio ambiente.

O serviço de Cata-Treco é um dos mais requisitados pela população, por meio da Ouvidoria da empresa municipal. De janeiro até 14 de dezembro, 610 manifestações foram registradas, sendo 582 já atendidas e outras 26 em andamento. De acordo com a Diretoria Operacional da Emsurb, a estimativa é de que, por dia, sejam destinados às cooperativas parceiras do município entre 100 e 150 kg de materiais recicláveis por meio do programa Cata-Treco, quantitativo este que, de janeiro a dezembro deste ano, chegou a 270 toneladas de resíduos recolhidos. O que não pode ser reaproveitado segue direto para o transbordo.

Os ecopontos também representam outro importante mecanismo implementado pela administração municipal para assegurar o descarte sustentável. Por meio deles, a Emsurb recolheu, entre janeiro e novembro, o equivalente a quase 5 mil toneladas de resíduos que seriam descartados. Desse total, 3.519,40 são referentes aos rejeitos da construção civil, e mais de 800 de resíduos volumosos, material que foi reaproveitado pelas cooperativas.

Alocados atualmente em seis bairros da capital e servindo também aos moradores de regiões adjacentes, cada ecoponto está equipado com duas caixas estacionárias de 5 m³, uma caixa reservada, exclusivamente, aos derivados da construção civil, com espaço para até 30 m³ de resíduos, além de seis contentores com capacidade de 240 litros. “O Cata-Treco e os ecopontos são ferramentas complementares para o descarte consciente e com sustentabilidade, permitindo à capital avançar cada vez mais na preservação do meio ambiente. Os resíduos com potencial para serem reaproveitados são encaminhados para cooperativas de reciclagem associadas à Prefeitura de Aracaju. Caso não seja reciclável, ele segue para o transbordo e, em seguida, para o aterro sanitário", explica o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.

Para incentivar a população a adotar cada vez mais comportamentos socioambientais que auxiliem na preservação do meio ambiente, sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida, a Prefeitura de Aracaju trabalhou ainda com a manutenção dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). Segundo o gerente de limpeza da Emsurb, Lauro Maia, são 57 PEVs espalhados em todas as regiões da capital para garantir que a população aracajuana tenha mais alternativas de entregar os resíduos recicláveis para a destinação correta. “São equipamentos que comportam materiais recicláveis tais como metal, papel, vidro e plástico para a população ter perto de casa uma opção de depositar seu material reciclável e dar uma destinação adequada a esse tipo de resíduo. A coleta por parte da empresa terceirizada ocorre rotineiramente e o retorno de material reciclável segue para garantir renda para as cooperativas. Este ano, de janeiro a outubro, o retorno desses materiais foi de 62,14 toneladas”, explicou.