Vacinação antirrábica: Prefeitura segue com etapa de imunização de cães e gatos a domicílio

Saúde
20/12/2023 16h33

A campanha de vacinação antirrábica realizada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue avançando e, neste momento, contempla a etapa de imunização de cães e gatos a domicílio, para aqueles tutores e organizações não governamentais (ONGs) que possuem a partir de cinco animais e se cadastraram através do formulário disponível no site da Prefeitura. Até o momento, foram vacinados 545 animais, sendo 181 cães e 364 gatos, durante a etapa da vacinação a domicílio.

Esta etapa da campanha teve início no dia 15 de dezembro e segue até a próxima sexta-feira, dia 22, das 8h às 12h. De acordo com o supervisor de endemias da SMS, Daniel Siqueira, os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) visitam as residências para vacinar os bichinhos e orientar seus tutores. 

“Essa foi mais uma estratégia adotada para facilitar a vacinação, tendo em vista que as pessoas podem não ter comparecido aos outros pontos disponíveis por causa do deslocamento, em virtude da quantidade de animais. É muito importante que estejam em casa para receber nossa equipe, para que possamos ampliar a cobertura vacinal e instruções de maneira geral, caso surjam dúvidas”, explica Daniel. 

Ainda de acordo com o supervisor, o formulário segue disponível no site da Prefeitura de Aracaju, mas é importante preencher atentamente e fornecer todas as informações solicitadas. 

“Precisamos que todos os dados sejam fornecidos corretamente e que apenas o façam aqueles que possuem a partir de cinco animais. O contato telefônico também precisa estar atualizado para que possamos entrar em contato”, frisa o supervisor. 

Tutores conscientes 

Quem aproveitou a oportunidade para garantir mais proteção para os seus felinos foi a dona de casa Wilima dos Santos, moradora do bairro Coqueiral. “Tenho 16 gatos e seria difícil levá-los, então achei muito bom receber a vacina em casa. Eu me preocupo com a saúde deles e quero eles sempre saudáveis”, conta a tutora.  

No bairro Cidade Nova, o tutor Jonas Oliveira recebeu a equipe e ressaltou que todos os anos participa da campanha para vacinar os sete cachorros. “Prevenir contra raiva é fundamental, não só para os animais, mas também para as pessoas, já que pode acontecer de um deles morder, por algum motivo e sabemos que estaremos protegidos”, considera Jonas.