Saúde de Aracaju mobiliza população a realizar testes rápidos para HIV na praça General Valadão

Saúde
21/12/2023 15h57

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue com as ações da campanha “Dezembro Vermelho” e, nesta quinta feira, 21, realizou testagem rápida na Praça General Valadão, com o objetivo de conscientizar a respeito do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e da Aids, bem como destacar a necessidade do diagnóstico e tratamento precoces. 

De acordo com a coordenadora do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), Tuberculose e Hanseníase da SMS, Débora Oliveira, através da campanha, foram realizadas diversas ações com o objetivo de sensibilizar e estimular o aumento nas medidas de promoção, prevenção, assistência, tratamento, cuidado e autocuidado.

“A ideia dessa ação na praça foi agregar a população que está realizando compras no comércio, trabalhando ou só passeando, para a realização dos testes rápidos e o alerta sobre o HIV e Aids. Ao longo do mês, intensificamos a conscientização com palestras, campanhas educativas, exposição fotográfica, blitz da prevenção nas USFs, PrevinAju na Orla, sala de espera nas unidades, divulgação do Boletim Epidemiológico, oferta de insumos de prevenção (preservativos), além da unidade itinerante Previna Móvel, que realiza testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C”, destaca Débora Oliveira.

Aprovação da população

Entre os presentes na ação, estava a comerciante Bruna Thayla Barbosa Bahia. “Trabalho no Centro e esta ação facilitou minha vida. É muito importante fazer esses testes, principalmente quem está com a vida sexual ativa, é um teste gratuito e rápido”, ressalta.

Segundo  André Carlos, é necessário saber como anda a saúde. “Sempre faço os testes, para saber se tenho alguma coisa de errado. Eu não tive oportunidade de ir a uma unidade e realizar estes testes, então aqui foi um facilitador”, afirma.

Fábio Oliveira de Souza, que também foi fazer o teste, compartilha da mesma opinião. “Cuidar da saúde é primordial e, caso seja diagnosticado positivamente, as pessoas devem seguir toda orientação e encaminhamento”, alerta. 

Fluxo dos casos positivos

O paciente com infecção confirmada, recebe toda orientação e são encaminhados para o acompanhamento imediato no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que fica dentro do Centro de Especialidade Médica (Cemar), no bairro Siqueira Campos.

“No SAE os pacientes são encaminhados para o acolhimento com a equipe multidisciplinar, que orienta e realiza os exames laboratoriais. A depender da situação, ou da gravidade dos sintomas, o paciente é encaminhado para o médico infectologista. Lá, eles são acolhidos e têm todo suporte, para que as pessoas assistidas tenham uma vivência com HIV de forma leve e tranquila, com todos os seus direitos garantidos, enquanto cidadão de uma sorologia que ainda atrai o preconceito e o estigma. Por isso, a orientação é imprescindível para redução do estigma e o autocuidado somado ao apoio emocional e uso dos medicamentos que melhoram a qualidade de vida do paciente”, explica a coordenadora Débora Oliveira.

Dezembro Vermelho

De 27 até o dia 30 deste mês, das 17h às 21h, a equipe da Saúde de Aracaju realizará a Blitz da Prevenção na Orla da Atalaia, uma ação educativa com foco no réveillon, alertando sobre os riscos de doenças sexualmente transmissíveis e a importância do diagnóstico precoce para HIV/Aids. A ação finalizará a programação da campanha Dezembro Vermelho e contará com a participação do casal Camisildo e Camisilda que, juntos com a equipe, distribuirão preservativos femininos, masculinos e gel lubrificante, além do autoteste para detecção do HIV.