Emsurb realiza técnicas de casqueamento em equinos apreendidos nas vias públicas da capital

Serviços Urbanos
22/12/2023 16h08

Esta sexta-feira, 22, foi um dia dedicado aos cuidados com os animais de grande porte que são recolhidos em vias públicas de Aracaju e estão sempre sob a tutela da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) no Centro de Apreensão de Animais. Os veterinários lixaram as patas, cuidaram dos cascos e avaliaram os movimentos dos equinos com a aplicação da técnica de casqueamento em uma ação direcionada ao ensino dos estagiários do curso de Medicina Veterinária.
 
O casqueamento é uma técnica utilizada na criação de equinos e bovinos que consiste no cuidado e manutenção dos cascos dos animais. Envolve o corte regular e a modelagem dos cascos para promover a saúde e prevenir problemas como doenças podais. Esse procedimento é realizado por profissionais, como o casqueador, para garantir o bem-estar e a mobilidade dos animais. Atualmente 18 cavalos estão em recuperação no centro localizado no bairro 18 de Forte. Além da disseminação de conhecimento a respeito da prática, o médico veterinário da Emsurb, Iardlei Santa Rita, destacou a importância do casqueamento dos animais de grande porte.
 
"Há uma forte concentração de pressão nos cascos dos cavalos, pois é nessa área que todo o suporte da estrutura é concentrado. Em virtude disso, é necessário ter uma preocupação especial com os primeiros cascos do animal, pois é crucial que estejam sempre alinhados e corrigidos, com o ângulo correto, a fim de minimizar a probabilidade de causar algum problema secundário. Além dos tratamentos de correção e manutenção, essa é uma das nossas maiores preocupações e, por isso, a técnica do casqueamento é tão relevante para os cavalos, assim como para os bovinos", pontuou.
 
Com as mãos na massa, o estagiário de Medicina Veterinária, Gabriel Vianna, já está familiarizado com as etapas e cuidados envolvidos na prática do casqueamento, consolidando a experiência adquirida como algo que integrou a teoria ministrada em sala de aula. "É muito bom praticar, porque não adianta ter o conhecimento e não aplicá-lo. Com a técnica, mergulhamos em novas formas de aprender a formação da estrutura de cada animal, afinal, cada um requer sua abordagem específica no casqueamento, além de contribuir para a prevenção de várias doenças", disse.
 
Além de cuidados como o casqueamento, os animais que estão no Centro de Apreensões recebem cuidados médico-veterinários e alimentação adequada para se recuperarem, porque a maioria dos cavalos apreendidos em vias públicas chegam ao local doentes e precisando de atenção. O diretor de Espaços Públicos (Direpa), Bira Rabelo, comentou sobre os impactos dos serviços direcionados por meio de denúncias realizadas pela população.

“É de fundamental importância o serviço prestado pelo Centro de Apreensão, pois é uma iniciativa que visa cuidar da cidade, evitando os riscos de possíveis acidentes causados pelos animais presentes nas ruas. O centro oferece suporte para os primeiros cuidados, desde a medicação até o casqueamento dos animais, já que muitos deles chegam bastante machucados, além do tratamento de dores pontuais. Sempre visando o bem-estar deles”, reafirmou.
 
Balanço
O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, destacou o trabalho desenvolvido pelo Centro ao longo deste ano. “Em 2023, no Centro de Animais, realizamos a apreensão de 859 animais de grande porte em toda Aracaju até o presente momento. Desses, 484 foram devolvidos aos tutores quando solicitados, e 164 animais foram adotados durante o ano. Compreendemos este excelente balanço como uma demonstração à sociedade do serviço prestado pela Prefeitura e Emsurb no cuidado desses animais e, consequentemente, na preservação de vidas nas vias públicas da capital,” concluiu.