Emsurb oferta suporte na limpeza e ordenamento dos espaços públicos em eventos natalinos da capital

Serviços Urbanos
23/12/2023 09h47

Nos meses de novembro e dezembro há um aumento de confraternizações e festividades em diversos espaços públicos da cidade. Nesse contexto, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), estabeleceu, para este período, um planejamento operacional diferenciado de modo a restabelecer a limpeza e organização destes locais.

De acordo com a Diretoria de Operações, uma média de 30 eventos são atendidos aos finais de semana, em deferimento à solicitações prévias dos moradores. Para isso, a empresa designou dez equipes volantes que atuam antes (no entorno e ruas de acesso) e no pós-festa. Nos ambientes com maior circulação de pessoas é realizada, ainda, a lavagem com o auxílio de carros-pipa. 

"Elaboramos um cronograma específico para cada finalidade de evento, de modo a proporcionar à população e aos turistas, que visitam a capital neste período festivo, acesso a ambientes agradáveis. Para este final de semana, por exemplo, temos mais de 15 festividades e todas serão atendidas graças a uma logística executada, paralelamente, e que não prejudica o andamento das ações habituais efetuadas na cidade”, enfatizou o presidente da Emsurb, Bruno Moraes. 

O presidente explicou também que a mobilização continua em áreas onde ocorre o projeto Natal Iluminado (Centro, Parque da Sementeira e Orlas da Atalaia e Pôr do Sol). Para este propósito, desde a inauguração da ornamentação temática na região central, as praças Fausto Cardoso, Almirante Barroso e Olímpio Campos, recebe frentes com múltiplas atividades. 

“Todos os dias pela manhã, uma equipe com 25 trabalhadores efetuam a varrição ao redor das três praças, garantindo também o recolhimento dos resíduos nos 40 contêineres que foram ofertados ao público este ano. De acordo com o planejamento, esta força-tarefa ocorrerá diuturnamente, durante toda a temporada em que o projeto ficará disponível à população”, informou o diretor de Operações, Vinícius Almeida. 

Ele reiterou que a Orla da Atalaia conta com o suporte de duas equipes para a higienização dos espaços. Já o Parque da Sementeira, tem a presença de agentes fixos fazendo o repasse na limpeza todas as manhãs. “Por lá, reforçamos também os equipamentos para o descarte correto com a instalação de mais 30 papeleiras e 20 contentores para lixo”, acrescentou Vinícius.

Os cuidados abrangem, ainda, os módulos de banheiros que contam com quatro profissionais para a higienização diária. 

Fiscalização

Outro ponto que se insere no planejamento é referente à fiscalização e organização dos espaços públicos, bem como o ordenamento do comércio ambulante.

“Na Sementeira, os nossos fiscais estão a postos diariamente para orientar e supervisionar os 25 comerciantes autorizados para a venda de comidas e bebidas e ainda aqueles que ocupam a área destinada ao lazer, a exemplo dos brinquedos infláveis. Já na Orla da Atalaia, os mesmos procedimentos estão sendo adotados na região dos Arcos e na Vila do Natal Iluminado, promovido pelo Governo do Estado. A intenção é permitir que todos possam contemplar os milhares de pontos de luz que integram os elementos decorativos desta edição do evento”, detalhou o diretor de Orlas e Parques José Olindo de Castro. 

Ainda nessa perspectiva, a  Emsurb continua com o acompanhamento da organização do projeto Natal Iluminado no Centro, visando otimizar o fluxo de visitantes. “Para garantir que a logística ocorra conforme o planejado, todas as noites, direcionamos cerca de 18 fiscais às três praças no intuito de orientar os comerciantes, tanto nos momentos de montagem das estruturas de venda, quanto após o acendimento das luzes”, informou o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento, Bira Rabelo.