Em 2023, MonitoraAju efetuou mais de 100 mil ligações em continuidade às demandas de saúde dos aracajuanos

Saúde
28/12/2023 14h04

Criado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital tem a chance de agilizar as demandas de saúde sem sair de casa, ao entrar em contato através do número 0800 729 3534. Desta forma, o usuário pode acessar diversas informações, uma delas é ao digitar a opção de número 1, que tem a função de monitorar as pessoas que apresentam suspeitas ou que já confirmaram diagnóstico de covid-19, agravos, arboviroses e monkeypox. De janeiro até o dia 22 de dezembro, 112.209 ligações foram efetuadas para vincular os usuários aos equipamentos de saúde.

O contato serve, ainda, para informar a disponibilidade de vagas para consultas no formato da telemedicina e busca enfrentar o absenteísmo dos usuários. De modo geral, além de viabilizar e monitorar a população à distância, o MonitorAju oferece um acompanhamento pré-clínico de saúde, como explica a gerente do serviço, Elaine Arcanjo.

“O MonitorAju possibilita realizar avaliação de sintomas a partir de ligação telefônica de uma equipe composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, com o objetivo de atuar no monitoramento do agravo, na busca ativa de casos notificados, confirmados e suspeitos de covid-19, hanseníase, tuberculose, sífilis, dengue, zika, chikungunya, dentre outros, e de seus comunicantes, contribuindo com informações que visam amplo esclarecimento de ações de saúde. O foco é buscar estratégias de prevenção e recuperação, direcionando o paciente para um atendimento médico presencial na sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência ou em ambiente hospitalar caso seja necessário”, detalha Elaine.

As ligações efetuadas pela equipe do MonitorAju, por meio do número 3304 3534,  devem estar salvas na agenda do usuário para facilitar a comunicação de ambos. As tentativas de contato acontecem diariamente e se repetem à medida que os usuários não atendem, às vezes porque desconhecem o número, acreditam ser spam ou mesmo por terem trocado de número e não atualizaram as informações no cadastro da unidade de saúde de referência.

Em 2023, para preencher as vagas de consulta na telemedicina, foram realizadas 96.325 ligações. Gestantes com sífilis, a equipe ligou 1.942 vezes; casos de covid e arboviroses (dengue, zika, chikungunya), 11.475; tuberculose, 1.253; hanseníase, 983; e monkeypox, 231. Do total destas ligações, 24.408 foram feitas às pessoas que agendam procedimentos e não comparecem sem aviso prévio, o chamado absenteísmo. Porém, para não causar danos à saúde da população e garantir o acesso aos serviços de saúde, a gestão criou a estratégia de congelar o usuário na fila de espera até que o telefone seja atualizado.

“Abrindo ouvidoria na própria Unidade de Saúde da Família ou ligando para a SMS, é possível solicitar o parecer do congelamento da fila. A solicitação é recebida pela regulação, que ao identificar que o MonitorAju realizou tentativas sem sucesso, encaminha para tentarmos entrar em contato novamente pelo número cadastrado no IDS (sistema de cadastro dos usuários do SUS). Não conseguindo contato por ligação e nem pelo WhatsApp, o usuário tem suas solicitações negadas na fila de espera. Caso o número de telefone cadastrado atenda e confirme o usuário, as solicitações retornam para ordem normal de espera sem ônus ao usuário. Essa estratégia tem forçado o usuário a atualizar o número de telefone junto à unidade no sistema IDS”, explica Elaine.