Vacinação, máscara e álcool em gel continuam sendo principais formas de evitar contaminação da covid-19

Saúde
28/12/2023 17h44

Imersas nas férias e nas festas de final de ano, as pessoas costumam deixar para depois alguns cuidados essenciais, porém, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lembra a população da necessidade de algumas medidas, entre eles a prevenção contra a covid-19 que, nas últimas semanas, apresentou aumento no número de casos.

Antes de qualquer orientação, o método mais eficaz para evitar o avanço para formas mais graves da covid-19 é simples, rápido e gratuito: a vacinação. Completar o esquema vacinal para se prevenir dessa doença colabora para a saúde coletiva e individual, pois evita internamentos e, além de proteger, promove uma recuperação mais célere e eficaz, bem como apresenta menos chances de desenvolver os sintomas.

De acordo com o coordenador e médico da Rede de Urgência e Emergência (REUE) do Hospital Municipal Fernando Franco, Willian Barcelos, quanto menos sintomas o indivíduo manifestar, menor será a possibilidade de passar o vírus para outras pessoas.


“Quando a gente pensa na transmissibilidade desse vírus, ela está muito relacionada aos sintomas. Se o indivíduo apresenta sintomas de síndromes gripais, a exemplo de febre, coriza, tosse, espirro, dor de garganta e de cabeça, dor pelo corpo, ele precisa desconfiar de que está com covid. Assim, é interessante que essa pessoa se isole socialmente, ou seja, se a festa de final de ano for em casa, utilizar a máscara; no momento de comer, se afastar um pouco das pessoas; evitar tocar em muitas coisas e, obviamente, fazer uso do álcool gel”, cita o médico.

Para quem não abre mão de participar das festividades, é importante manter o uso da máscara, já que é um método preventivo contra a covid-19 em qualquer ambiente. No entanto, o principal é evitar os espaços de aglomeração quando há sintomas de síndromes gripais. Na ausência desses indícios, se acomodar em locais menos cheios e, portanto, manter uma distância maior entre as pessoas durante as festas também é uma forma de evitar se contaminar com o vírus.