Semed realiza 1ª formação para novos gestores e técnicos administrativos da rede

Educação
02/01/2024 16h46

Os servidores da rede municipal de ensino iniciaram o ano de 2024 com muito aprendizado através da formação realizada pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), com apoio do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada de Educação (Ceafe) e o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI). Direcionada aos gestores empossados e aos técnicos administrativos das escolas, os temas abordados foram o Sistema Integrado de Gestão Educacional (Siged), com todas as suas ferramentas e utilidades; o processo de matrícula 2024, que será mais complexo e amplo; o uso da Inteligência Artificial nas logísticas educacionais e toda a perspectiva dos trabalhos da rede ao longo deste ano. 

A formação aconteceu no auditório Antônio Vieira Neto, com os gestores pela manhã e os técnicos administrativos pela tarde. Para o momento, o diretor do DTI/Semed, Caio Davinis, destaca que foi necessário ter o momento de apresentação e conversação sobre o Siged e toda tecnologia que envolve a secretaria, já que o ano de 2024 terá uma ampliação no número de vagas e as unidades estarão em contato com processos mais modernos. 

“O secretário sinalizou a oferta de mais três mil vagas e isso impacta muito na rotina do processo de matrícula online. Portanto, hoje o nosso dever é apresentar o processo com a mão na massa mesmo, até porque teve muita mudança de gestores escolares e eles estão começando a se habituar com uma nova dinâmica das novas unidades que eles estão assumindo. Também aproveitamos esse momento para trazer uma breve introdução e refrescar pras escolas sobre os processos e avanços que a gente teve em 2023, com as melhorias do processo de implantação da inteligência artificial e falamos sobre as perspectivas para 2024, porque a Semed promete muito no ponto de vista de Tecnologia da Informação”, esclarece Caio. 

O diretor também explica que a inteligência artificial nas escolas é uma novidade, por isso essas informações foram reforçadas, principalmente porque ela tem um potencial muito grande de otimizar os avanços pedagógicos da Semed. 

“Também reforçamos o compromisso do DTI em estar observando e junto com as escolas para que os processos não sejam dificultosos e  que eles realmente ajudem e façam com que as escolas avancem pedagogicamente. Além do mais, a matrícula deste ano será dividida em fases e queremos que as habilidades sejam fluidas, sem muita dificuldade, para que as escolas, os pais e os alunos consigam realizar o processo sem nenhum problema.  Portanto, o DTI já está se organizando para dar todo o suporte para o pessoal à frente da matrícula”, explica. 

Diretor do Ceafe, Williams Santos, afirma que a pretensão é aumentar o máximo possível o número de formações durante 2024. De acordo com o gestor, o planejamento é de ofertar formação para além das realizadas em auditórios, com um público misto, mas sim para cada escola, respeitando a realidade de cada uma. 

“Durante o mês de janeiro estamos planejando tudo isso. Mas, essa já é a primeira porque a gente precisa do processo de matrícula funcionando a partir deste mês. Em 2024, a gente continua focado na questão dos primeiros socorros, trazendo uma ideia local, direcionado ao ambiente escolar, sem precisar fazer formação com muitas pessoas ao mesmo tempo. Também iremos falar sobre a violência doméstica e a segurança da mulher, discutindo com os nossos gestores e professores. Também teremos a Jornada Pedagógica, que acontece no dia 1° de fevereiro, onde serão discutidos os aspectos importantes sobre o processo de aprendizagem e, como a tecnologia vem forte este ano, principalmente com a distribuição dos notebooks, o foco principal da jornada será trazer os aspectos tecnológicos para  tudo que a gente está planejando”, informa. 

Para os novos gestores, a presença na formação foi crucial para entender logisticamente todo o processo que envolve não só a matrícula, mas todo o sistema da educação municipal. Para Wagner dos Santos, que será diretor pela primeira vez, a matrícula será sua missão inicial.

“É um momento muito importante e de aprendizado. Porque a gente chega com pouca bagagem neste sentido. Mas, com essa formação, nós vamos aprender muito mais, será um suporte e esclarecerá muitas dúvidas. É tudo novo, mas somos gratos por ter toda essa rede de apoio”, afirma.