Carnaval 2024: primeira reunião de alinhamento dos órgãos públicos é realizada na Emsurb

Serviços Urbanos
10/01/2024 18h22

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realizou a primeira reunião destinada a debater a organização e liberação dos blocos de rua e festas carnavalescas na capital sergipana. O encontro foi realizado na manhã desta quarta-feira, 10, e contou com a participação de outros órgãos da Prefeitura de Aracaju envolvidos na regularização desse tipo de evento.

O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, fez questão de destacar que esse primeiro encontro visa criar uma comissão e alinhar um diálogo com as autoridades municipais em busca de estratégias para a organização dessas festas na cidade.

“Falamos dos diversos cenários, desde a orientação até a fiscalização desses eventos. Nós da Emsurb estaremos atentos em todas as festividades para a liberação de espaços públicos e também de ambulantes. Vale lembrar que o requerente deverá solicitar de forma prévia, de no mínimo 30 dias, para que todos os órgãos possam se organizar e fazer as devidas orientações”, ressalta.

Para o secretário municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), tenente-coronel Silvio Prado, alguns interessados já se manifestaram para organização de blocos durante o Carnaval e a reunião visa, justamente, alinhar a forma como ocorrerá todo o protocolo.

"Esta reunião tem como objetivo principal definir o fluxo deste ano e as tramitações dos eventos dentro da Prefeitura. Dessa forma, existem uma série de documentações que cada bloco precisará apresentar, sendo a análise conduzida pela Defesa Civil, Sema, Guarda Municipal e pela própria Emsurb. Queremos manter o processo otimizado e contribuir para que o carnaval tenha um ordenamento que satisfaça toda a população", pontuou.

“A comissão vai tratar justamente dessas diretrizes do carnaval de rua na cidade de Aracaju. Foi uma reunião conjunta para que essa comissão passe a tratar dessas liberações de blocos e eventos carnavalescos. Já temos procura, mas vale ressaltar que tudo será analisado e avaliado juntamente com a comissão”, destaca o diretor de Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, Thiago Alcântara.

De acordo com o gestor da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Alan Lemos, cada um dos envolvidos na comissão terá a preocupação de assegurar que as festas carnavalescas sejam seguras e tenham a melhor harmonia possível.

“É uma reunião ainda de alinhamento para que a Prefeitura, agindo em conjunto, possa não apenas oferecer o melhor Carnaval da cidade, mas que seja algo organizado e planejado. Será coordenado envolvendo todos os aspectos de ordenamento dos espaços urbanos. Entendemos a importância do Carnaval e vamos trabalhar unidos para que todos possam curtir e brincar muito essas festividades que fazem parte da nossa cultura”, finalizou.

Segundo o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa) da Emsurb, Bira Rabelo, o grupo que integra a comissão à frente desse assunto passará a se reunir rotineiramente para liberações semanais e reforça a importância de que “todos os requerentes devem lembrar da necessidade de autorização da Emsurb, Sema, SMTT e da Defesa Civil para a realização desse tipo de evento neste período”.