Janeiro Branco: Maternidade Lourdes Nogueira inicia ações voltadas à saúde mental dos colaboradores

Saúde
10/01/2024 21h55

Conectada à campanha Janeiro Branco, voltada à saúde mental, a Maternidade Lourdes Nogueira realizou nesta quarta-feira, 10, uma ação envolvendo os colaboradores, tendo como foco a construção de uma cultura que reflita nas rotinas operacionais junto aos pacientes e acompanhantes, além de cultivar iniciativas que mantenham um ambiente de trabalho atento às questões da saúde mental.

De acordo com a psicóloga Ana Caroline Rodrigues, uma das profissionais que atua na unidade e que foi a preletora deste momento, todos devemos nos manter atentos às questões que demonstrem alterações de comportamento no ambiente social, seja em casa, com familiares, e no trabalho, onde a maioria das pessoas passa boa parte do dia.

"Esta é uma questão que deve ser o foco da atenção de todos nós. A sensibilização da campanha busca justamente isso, em nível nacional. Aqui na maternidade, estamos criando os fluxos de atendimento direcionados aos nossos próprios colaboradores, paralelamente à assistência que já oferecemos para as todas as pacientes e acompanhantes, quando necessário", explica a psicóloga.

Além de apresentar os fluxos de atendimento psicológico que estão sendo ofertados aos colaboradores, os profissionais da Psicologia falaram da importância de despertar a atenção e o interesse por aquele colega que, muitas vezes, muda repentinamente de comportamento, aparenta estar depressivo, ansioso, apático, como um sinal de alerta a ser detectado e encaminhado adequadamente.

"Todos nós, profissionais de saúde, pela própria rotina, estamos suscetíveis a situações dessa natureza e é muito importante que a organização esteja habilitada a acolher e dar o devido encaminhamento a estas situações. Estamos montando esse fluxo que dá mais conforto e segurança para que nossos colaboradores tenham a atenção devida, quando necessitem", reitera o profissional Referência Técnica (RT) em Psicologia, Guilherme Fernandes.

Para a farmacêutica Alessandra Aragão, colaboradora da unidade, esta é uma medida fundamental para beneficiar o ambiente de trabalho.

"Saúde mental, hoje, é uma questão fundamental em qualquer ambiente. Esta é uma iniciativa muito importante para oferecer o acolhimento profissional nestas questões muito relevantes e que impactam no resultado de tudo o que fazemos. É se importar com a qualidade do ambiente de trabalho", conclui.