Recanto da Paz: conceito inovador viabiliza obra de urbanização da comunidade do bairro Aeroporto

Obras e Urbanização
17/01/2024 16h34

Ruas sem infraestrutura, em que havia esgoto a céu aberto, poeira e lama. Assim era a vivência das pessoas que vivem na comunidade Recanto da Paz, instalada no bairro Aeroporto. Trabalhando para mudar por completo essa realidade, a Prefeitura de Aracaju adaptou a obra estruturante a uma característica peculiar da antiga ocupação: a estreiteza das ruas.

Diante do desafio, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) concebeu um projeto que preserva a configuração da localidade já que, para aumentar a largura das ruas e travessas, precisaria fazer diversas desapropriações. Isso causaria transtornos e desconfiguração da dinâmica da região, na qual diversos moradores trabalham e estudam na própria comunidade.

Pensando nisso, a gestão municipal realiza a implantação de redes de drenagem pluvial, esgotamento sanitário com estação de tratamento, pavimentação em piso de concreto intertravado, meios-fios, sinalização e acessibilidade, preservando a disposição da estrutura da comunidade.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca a estratégia adotada pela Prefeitura para realizar a urbanização.

“Certamente esse é um case que será adotado em outros locais. Nossa ideia, desde o início, era de preservar a comunidade e a dinâmica social que existe. Para fazer uma estrutura convencional a gente precisaria fazer algumas desapropriações, remover algumas pessoas, e isso traria bastantes prejuízos, porque grande parte das pessoas trabalha e estuda no próprio bairro. Para isso, estamos implantando o piso de concreto intertravado, que permite também a circulação de veículos. Assim, nós estabelecemos uma relação de respeito não só à comunidade em si, mas também às pessoas”, declara.

Complementar à obra de infraestrutura, será feita a ligação das cerca de 630 unidades habitacionais à rede de esgoto que está sendo construída. Além disso, é construída uma praça, para assegurar mais lazer para a comunidade, contendo equipamentos de ginástica, quadra, quiosque, parque infantil, paisagismo, rede elétrica e iluminação em LED.

Para viabilizar o serviço, a Prefeitura de Aracaju investe R$ 9.068.398,27, a partir de um financiamento com Caixa Econômica Federal, pelo programa Pró-Moradia, do Ministério do Desenvolvimento Regional.