Prefeitura realiza manutenção dos telhados das escolas da rede em prevenção ao período chuvoso

Educação
19/01/2024 11h43

Em prevenção ao período chuvoso que se inicia normalmente a partir de março, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), está investindo na manutenção da cobertura dos telhados das escolas da rede. A ação faz parte da iniciativa de melhoramento estrutural das unidades, que é realizada durante o período de férias, visto que são serviços que demandam reformulação dos espaços, sendo necessária a ausência da comunidade escolar.

O serviço de manutenção dos telhados tem um planejamento inicial de atender 15 escolas, mas pode ser ampliado à medida que novas unidades apresentem necessidades, pois a revitalização das instalações ocorre constantemente durante todo o ano, tanto pela solicitação das próprias escolas, quanto pela própria demanda e responsabilidade da Coordenadoria de Infraestrutura e Edificações (Coied), que faz vistorias de rotina.

O secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, ressalta que a manutenção é parte do trabalho da Semed em garantir que as escolas públicas municipais sejam aparelhos educacionais resilientes, sem que problemas externos afetem a atividade escolar.

“Atendendo a uma determinação do prefeito Edvaldo Nogueira, a Semed iniciou uma revisão em todos os telhados de escolas da rede, já antevendo o período tradicional de chuvas na nossa cidade. Nós temos uma coordenação de infraestrutura que faz esse trabalho de monitoramento durante todo o ano letivo, com eventuais reparos, como troca de telhas, troca de madeiramento e de forros que já foram danificados por chuvas anteriores. Esse trabalho se dá em duas frentes, uma preventiva, que é a que está sendo feita agora, com o monitoramento e a correção dos problemas que são localizados; e a frente corretiva que, a partir do momento que as chuvas acometem a nossa capital, nós temos uma equipe que fica de prontidão para atender a cada uma de nossas escolas. Portanto, esse é um trabalho que viabiliza garantir que o aluno possa ter uma escola de qualidade e preparada para suportar esse período chuvoso sem gerar interrupções nas atividades dos professores e estudantes”, declara.

Com a probabilidade de chuvas mais intensas em breve, a gestora da Coied, Isabella Campos, explica que o intuito das manutenções é sanar escolas que já apresentaram problemas durante os períodos chuvosos.

“Algumas escolas apresentaram vazamentos, telhas fora do lugar, entre outras interferências. Portanto, neste momento, a prioridade é a revitalização das unidades que apresentaram problemas e devem ser reformadas e preparadas para o período de chuva, que é entre os meses de março e abril. Toda essa ação é uma prevenção para que a gente não tenha problema nenhum com cobertura de escola, por isso estamos fazendo esse serviço, que também aproveita as férias dos estudantes”, informa Isabella.

“A Semed, se antecipando e pensando na segurança da comunidade escolar durante o período de chuvas, já iniciou as manutenções da parte dos telhados onde apresentavam problemas. E essa ação deixa a gente muito satisfeito em ver a equipe trabalhando para poder receber nossos alunos com toda seguridade a partir do dia 5 de fevereiro, no retorno do ano letivo”, diz Juarez Ferreira, coordenador administrativo da Emef Manoel Bonfim, no Bugio, uma das unidades de ensino atendidas.