Educação de Aracaju promove formações para cuidadores que atuam em escolas da rede

Educação
22/01/2024 15h54

Aproveitando o período de recesso das escolas da rede, prezando pelo compromisso contínuo em aprimorar o suporte oferecido aos alunos, na manhã desta segunda-feira, 22, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), deu início a cursos formativos para cuidadores da Educação Especial e para os de creche.

A formação de cuidadores da Educação Especial, que está sendo realizada no auditório da Faculdade Pio Décimo, na avenida Tancredo Neves, acontece até a quinta-feira, 25, e tem como tema: "Trilhando caminhos Inclusivos". O evento ocorre pelos turnos da manhã e da tarde, contando com diversas palestras, rodas de conversa e oficina de primeiros socorros.

Conforme conta a coordenadora da Educação Especial da Semed, Maíra Ielena Nascimento, o curso visa refletir acerca do compromisso que a Prefeitura, através da Educação, vem percorrendo para superar os desafios da inclusão, tanto na rede privada quanto na rede pública de ensino.

"Reconhecemos que esses estudantes são os mais vulneráveis, e é um desafio atendê-los na escola de forma plena, pois muitas vezes sua realidade é complexa e única. Com este curso visamos proporcionar uma compreensão profunda sobre quem são eles e as atribuições dos cuidadores de apoio à educação especial. Contaremos com a presença de renomados profissionais da cidade, como neuropediatras, psicopedagogos e psicólogos, além de ouvirmos as experiências e práticas dos próprios cuidadores, destacando o protagonismo deles no cuidado às crianças nas escolas", explica Maíra Ielena.

Ela afirma também que a ação objetiva ir além de abordar teorias e questões legais relacionadas à educação. "Queremos que o curso se traduza em práticas efetivas: como cuidar da alimentação, higiene, locomoção, compreender o quadro específico da criança, fornecer o suporte necessário para comunicação e socialização no ambiente escolar... São temas que abordaremos de forma prática e aplicável", enfatiza.

Cuidadora de alunos da Educação Especial na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dom Avelar Brandão Vilela, localizada no bairro Olaria, Ana Luzia Vieira diz estar estou empolgada com o curso, já que, segundo ela, essas formações são essenciais por proporcionarem aprendizado para o dia a dia com a criança, levantando também a possibilidade de esclarecer dúvidas cruciais sobre como lidar com situações diversas.

'O ambiente de uma formação como esta é valioso, pois não apenas tira nossas dúvidas, como também oferece um espaço para compartilhar experiências e ouvir outras histórias, enriquecendo nosso conhecimento. Acredito que o aprendizado contínuo é fundamental para oferecer um suporte cada vez mais eficiente aos alunos. Essa dinâmica desafiadora nos incentiva a estar sempre preparados para situações diversas. Agradeço a oportunidade e espero contribuir para um ambiente escolar mais inclusivo e enriquecedor para todos”, afirma Ana.

Cuidadores de creche
Simultaneamente, outro curso está sendo ofertado no auditório Antônio Vieira de Melo, no bairro Siqueira Campos. Este segue até a sexta, 26, e é destinado aos cuidadores que atuam em creches da rede. Nele, são abordados temas, através de vivências ministradas pela equipe da Coordenadoria de Educação Infantil (Coeinf/Semed), que discorrem sobre "Relações de Qualidade na Creche: nutrindo a confiança mútua e criando um ambiente que desperte na criança sentimentos de capacidade e segurança".

De acordo com a coordenadora da Coeinf, Núbia Lira, o curso tem a característica única de conectar os profissionais constantemente com a realidade, revisando a forma como os serviços são prestados, o modo como desempenham suas funções e como as pessoas interagem em um ambiente de trabalho.

"Sempre que temos os recessos nas creches, é crucial proporcionar esse momento para que os profissionais possam refletir sobre seu próprio trabalho, alinhando as orientações fornecidas com a prática diária. É um convite para eles pensarem sobre tudo o que realizam no cotidiano, em cada sala de aula, e refletir sobre como podem aprimorar suas práticas. Essa análise crítica e ajustes no trabalho são essenciais para garantir a qualidade do atendimento às crianças e suas famílias", pontua Núbia.

Cuidadora na Emei Dr. José Augusto Arantes Savazine, do bairro Japãozinho, Luciana dos Santos diz que a importância do aprendizado que se adquire em um curso como este é imensa, especialmente nos dias de hoje, em que muitas crianças são diagnosticadas apenas após completarem dois anos.

"Este curso me proporciona insights valiosos sobre como lidar tanto com crianças típicas quanto com aquelas que têm necessidades especiais, aprofundando meu entendimento sobre comportamentos comuns nesta fase da infância.  Aprendermos mais e entendermos melhor como a educação funciona é fundamental para proporcionar um ambiente acolhedor e educativo", detalha Luciana.

A cuidadora Zulene Isabel Pinheiro, da Emei Prof. Maria Givalda Santos, ressalta que este trabalho da Coeinf faz com que as atividades com as crianças se tornem mais leves e produtivas. Ela conta que as técnicas que utilizam da ludicidade, aprendidas na formação, enriquecem o acolhimento aos alunos e às famílias.

"Não é fácil trabalhar com crianças tão pequenininhas, mas tentamos dar o nosso melhor e aplicar o que vemos aqui, podendo levar novas técnicas e ações ainda mais assertivas para lidar melhor com cada situação e auxiliar no trabalho da unidade de ensino", relata Zulene.