Com apoio da Sejesp, evento de paraquedismo Boggie Carcará acontece a partir desta quinta-feira, 25

Juventude e Esporte
24/01/2024 15h00

Entre os dias 25 e 28, de quinta-feira a domingo, a partir das 8h, a capital sergipana será palco de muita adrenalina. Nas imediações do Kite Beach Bar, localizado na Rodovia dos Náufragos, Zona de Expansão da cidade, acontece a 1ª edição do Boogie Carcará, evento de paraquedismo organizado pelo Skydive Carcará, que conta com o apoio da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp).

Entre os participantes, estão atletas do Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Ao todo, são mais de 160 pessoas, com faixa etária de 14 a 68 anos. Dentre eles, cerca de 55 atletas e instrutores do esporte, que possuem a licença para a prática da modalidade reconhecida pela Confederação Brasileira de Paraquedismo (CBPq).

O secretário da Sejesp, Sérgio Thiessen, destacou a importância de apoiar o paraquedismo como forma de fomentar o esporte na nossa capital e atrair outros praticantes para a modalidade.

“A Sejesp busca fomentar todos os esportes na capital e, neste ano, já estão acontecendo eventos apoiados pela secretaria. Sem dúvida, o Boogie Carcará será um espetáculo de muita adrenalina, atraindo os aracajuanos e o público de fora para desfrutarem dessa aventura nas belas paisagens da nossa capital”, aponta entusiasmado o gestor.

De uma altura de 4.000m, serão apresentados diferentes estilos de saltos, a exemplo do Free Fly (voo livre) e o Big Ways (grandes formações). As pessoas que não possuem o documento exigido para realizar os saltos de forma individual, terão a oportunidade de participar do salto duplo, realizado junto a um instrutor capacitado, que dará todo suporte de segurança, informando todas as instruções.

Para o Presidente da Federação Sergipana de Paraquedismo, Marcos Santana, o apoio da Sejesp foi muito importante para que o evento acontecesse na capital, que é a única no país a realizar o curso de formação de novos paraquedistas em praias.

“O apoio logístico, com fornecimento da ambulância, e todo um trabalho com outros órgãos foram essenciais para a infraestrutura do evento”, ressaltou.

Marcos também falou sobre os cuidados com as condições climáticas tomados por toda a equipe do Skydive Carcará para a execução dos saltos, que tem uma duração média de 25 minutos, desde a decolagem do avião até o pouso.

“Tudo é uma previsão. A segurança com as condições climáticas é sempre de respeito, ou seja, se o clima não permitir, não subimos para o salto”, afirma o organizador.

A aeronave de modelo Caravan Cessna, que comporta cerca de 15 paraquedistas por decolagem, partirá do Aeroporto Santa Maria e o pouso dos saltos será na extensão de areia da Praia do Robalo.