Em construção, novos passeios já alteram paisagem da avenida Ivo do Prado

Obras e Urbanização
29/01/2024 15h41

O processo de reforma e ampliação dos passeios da avenida Ivo do Prado segue sendo executado pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), em ritmo intenso. Com o serviço, já é possível perceber a diferença entre as estruturas antiga e em construção, que promoverá mais segurança, comodidade e embelezamento do cenário daquela região.

A obra foi iniciada com o objetivo de estabelecer coerência arquitetônica e urbanística após a execução da primeira etapa da reforma da calçada da ‘Rua da Frente’, como é conhecida a avenida. O equipamento fica às margens do rio Sergipe, no bairro São José.

A revitalização compreende o trecho entre o Largo da Gente Sergipana e o Iate Clube, de aproximadamente 910 metros. Não foi necessário realizar grandes intervenções na estrutura de sustentação. Mesmo assim, foi realizado um reforço na contenção do passeio.

No momento, a gestão municipal segue executando a construção do pavimento, feito de blocos de concreto pré-moldado e do guarda-corpos. Secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari enfatiza relevância do serviço.

“Quando começamos o serviço no trecho da primeira etapa, havia uma necessidade grande de intervenções, porque a estrutura de sustentação estava danificada. Com o reforço estrutural e a reforma completa das calçadas, a paisagem ali também mudou. Para manter a coerência visual e realizar também uma melhoria na estrutura, iniciamos o serviço neste segundo trecho, em que a obra caminha muito bem. Então, além de garantir que a sustentação siga em bom estado, estamos também adequando mais uma parte do logradouro ao novo padrão”, detalha o secretário.

A calçada está sendo concebida pelo mesmo aspecto arquitetônico da primeira etapa. Com a reforma, o novo passeio será ampliado em 1,5 m para “dentro” do rio Sergipe, totalizando largura de 4,3 m e ocupando uma área total de 2,4 mil m².

Para viabilizar a obra, a Prefeitura investe R$ 6.334.571,13, em recursos próprios do Tesouro Municipal. A obra contempla a ampliação da largura da calçada, reposição do piso, substituição do guarda-corpos, iluminação em LED e instalação de equipamentos de acessibilidade.

Além disso, parte do serviço no local contempla a revitalização da Ponte do Imperador, com recuperação dos guarda-corpos, proteção da estrutura e pintura.