Trabalho Social: Comunidade do Residencial Mangabeiras conclui curso de eletricista residencial

Assistência Social e Cidadania
31/01/2024 15h23

A comunidade do Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres e de bairros circunvizinhos concluíram nesta quarta-feira, 31, na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) no bairro 17 de Março, o curso de Eletricista Residencial Básico, com carga horária de 50 horas, realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio do Projeto de Trabalho Social (PTS).

O PTS é executado pela empresa Oliveira Consultoria, no âmbito do programa Pró-Moradia do Governo Federal, sob o acompanhamento da Diretoria de Gestão Social da Habitação da Secretaria Municipal da Assistência Social. A iniciativa visa proporcionar uma melhor qualidade de vida para às famílias que serão beneficiadas com as 1.320 casas que estão em construção no Residencial Mangabeiras.

“Estamos muito felizes em iniciar o ano com esse curso de eletricista residencial básico que foi uma solicitação da própria comunidade. Esses cursos potencializam as chances de êxito e vai fortalecer as estratégias de inserção no mercado de trabalho. São pessoas que já querem começar a abrir o seu próprio negócio, de fomentar a renda, a qualidade de vida e especialmente a transformação social dessas famílias. Algo importante é a parceria dentro do território, com a Fundat, um órgão de qualificação profissional, que cedeu as instalações para que nós estivéssemos aqui, realizando um curso especializado, com conteúdos muito densos, com direito a material didático e aulas práticas. São ensinamentos que eles vão usar profissionalmente e vão poder também levar esse conhecimento para dentro de casa, fazendo pequenos reparos e instalações básicas”, destacou a responsável técnica do PTS, Patrícia Oliveira.

O instrutor de eletroeletrônica Tiago Aires Herrera explica que todo ensinamento passado nesses 11 dias de curso teve como finalidade preparar o aluno para o mercado de trabalho, seja para atuar como autônomo ou como empregado.

“Inicialmente eu preparei os alunos dentro de uma parte teórica, para que eles tivessem condições para a gente trabalhar atividades nas aulas práticas, com a intenção de que o aluno, tendo a base do estudo, tenha segurança para fazer na hora das aulas práticas e possa prestar serviço para o vizinho, para familiares e para a comunidade, uma autonomia dele, mesmo não alcançando inicialmente uma vaga de trabalho”, disse.

O jovem autista Brad Oliveira da Silva Lima conta que superou o desafio encarar a sala de aula durante esses dias de curso com a vontade de incentivar outras pessoas autistas. “É difícil chegar aqui todo dia, encarar todo mundo, o coração a mil, senta na cadeira, tentar entender até o que o professor falava, tanto que eu perguntava direto pra ele, e entender até coisas simples, o que as pessoas realmente queriam dizer. Mas eu consegui aprender muita coisa até pra usar dentro de casa, exemplo como emendar fio, então hoje saio daqui para poder ajudar meus pais, minha família”, disse.

“Minha área de trabalho é no ramo de beleza, só que eu quero ter outros conhecimentos e esse curso é mais uma chance de abrir portas para um emprego futuro. Estou muito satisfeita, estou radiante com esse curso, o professor foi extraordinário, passou de maneira fácil o conteúdo pra gente. Eu penso que da mesma maneira que você trabalha como autônoma na parte de beleza, você também vai poder trabalhar como eletricista”, afirmou a autônoma Adriana de Oliveira Farias.

Já para Micael Bispo Góis, que ficou desempregado há pouco tempo, o curso vai ampliar o conhecimento que já tinha na área de eletricista residencial. “Com esse curso eu vou poder voltar ao mercado de trabalho para ajudar nas despesas de casa. Tenho três filhos e queria agradecer primeiramente a Deus, segundo, a Prefeitura que deu essa oportunidade, não só para mim, mas para os meus amigos, parceiros de curso”, afirmou.