39ª Corrida Cidade de Aracaju: Prefeitura alinha plano operacional para o evento

Juventude e Esporte
07/02/2024 14h25

Nesta quarta-feira, 7, a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) realizou a primeira reunião de alinhamento do plano operacional para a 39ª Corrida Cidade de Aracaju, competição que integra o calendário de eventos do aniversário da capital e será promovida pela Prefeitura de Aracaju no próximo dia 23 de março.

Conduzida pelo secretário da Sejesp, Sérgio Thiessen, a reunião contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Semel) de São Cristóvão; da Superintendências Municipais de Transportes e Trânsito (SMTTs) de Aracaju e de São Cristóvão; da Secretaria Municipal da Saúde (SMS); da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec); da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb); da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb); do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); do Corpo de Bombeiros Militares de Sergipe (CBMSE); da Guarda Municipal de Aracaju (GMA); do Exército Brasileiro e da Polícia Militar de Sergipe.

Na oportunidade, o gestor da Sejesp pontuou a importância de reunir as instituições, a fim de que o trabalho integrado entre elas aconteça dentro do planejado e, mais uma vez, a corrida seja um sucesso.

“É mais do que essencial aproximar esses órgãos para discutirmos as questões pertinentes a toda organização da corrida. Afinal, eles contribuem de forma significativa para que entreguemos uma corrida dentro do planejado, mantendo a qualidade e êxito do evento. Neste ano, de forma especial, teremos uma estrutura de trabalho integrado ainda mais cuidadosa, visto que temos um público de participantes maior, numa edição que marca a corrida como a maior do Norte e Nordeste”, ressalta o secretário.

Neste primeiro encontro, as instituições pontuaram a sua forma de contribuição para o evento, levando em consideração o cenário do crescimento desta edição. Além disso, fizeram considerações sobre ajustes na logística da competição.

O diretor de trânsito da SMTT de Aracaju, Thiago Alcântara, fala que, além do que exitoso das edições passadas, o trabalho nesta 39ª edição terá uma análise mais cuidadosa para oferecer uma estrutura que corresponda ao tamanho da corrida.

“Com essa inovação no crescimento do número de atletas, a responsabilidade aumenta por conta das modificações operacionais que vão demandar. Então, a Sejesp, a SMTT e os outros colabores, que apoiam essa grande corrida, discutimos questões relevantes para chegarmos em um planejamento ajustado e para a competição ocorrer com sucesso”, aponta o diretor.

Outro ponto importante pautado na ocasião foi sobre o suporte médico, tanto com ambulâncias e motolâncias, quanto no posto médico montado na linha de chegada da corrida. Dessa maneira, a assessora da Rede de Urgência da SMS, Tamires Dias,  abordou sobre o diálogo para oferecer um serviço que atenda à grandeza da competição.

“Ano passado, felizmente, não tivemos um número expressivo de ocorrências. Com o crescimento de participantes, estamos construindo um planejamento que possibilite o aumento da equipe médica e de enfermagem, além de ampliar o número de leitos e da estrutura física do posto para garantir a boa qualidade do atendimento quando solicitado”, finaliza a assessora.