Com o Escola Tech, Educação de Aracaju dá salto de qualidade na oferta do ensino público

Agência Aracaju de Notícias
09/02/2024 08h00

Os alunos e professores da rede municipal de Aracaju estão entrando em um momento histórico, em que a tecnologia será, cada vez mais, uma aliada no processo de ensino-aprendizagem. Lançado pela Prefeitura de Aracaju no início desta semana, o Escola Tech é um pacote de investimentos em tecnologia educacional que equipará todas as escolas municipais da capital com ferramentas tecnológicas, que além de melhorar o ensino, vão ampliar ainda mais a segurança nas unidades e a inclusão digital dos estudantes. 

Por meio do Escola Tech, a Prefeitura de Aracaju irá distribuir 25 mil notebooks para todos os alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos. Os equipamentos, que têm acesso à internet e conteúdos educacionais embarcados, poderão ser levados pelos alunos para suas residências, onde tanto eles quanto seus familiares poderão utilizar, tanto para pesquisas e estudos quanto para acesso a serviços públicos.
 
Para além da entrega dos notebooks, o Escola Tech também inclui a instalação de 800 displays interativos nas escolas, contemplando todas as salas de aula da rede. Essas telas de 75 polegadas, com tecnologia touch screen, facilitarão a interação dos alunos com os conteúdos apresentados pelos professores em sala de aula.

Secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu destaca que o Escola Tech é um conjunto de soluções tecnológicas "que visam dinamizar ainda mais a relação ensino-aprendizagem e as trocas de experiências em sala de aula". "Estamos revolucionando a educação da capital com o uso da tecnologia, dando um grande e importante salto”, enfatiza o gestor.

Esse pacote de modernização tecnológica inclui ainda a instalação de câmeras de reconhecimento facial, totens para chamadas e sistemas de inteligência artificial para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. O reconhecimento facial permitirá que os pais e responsáveis legais sejam informados que o estudante chegou à escola no momento em que este entrar na unidade de ensino, e os totens nas salas de aula substituirá a tradicional chamada oral.
 
Já com a Inteligência Artificial serão gerados dados e informações que, incorporadas ao Sistema Integrado de Gestão Educacional, possibilitarão sintetizar e otimizar os processos e identificar, com antecedência, a taxa de sucesso e insucesso escolar dos estudantes. Com esse sistema inovador será possível cruzar os dados dos alunos, prevendo o desempenho deles ao longo do ano já a partir das primeiras notas, para que as escolas possam agir com antecedência, elevando o nível de aprendizagem dos estudantes.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral Jornalista João Oliva Alves, localizada entre os bairros 17 de Março e Santa Maria, é a primeira unidade de ensino contemplada com todos os equipamentos tecnológicos do Escola Tech. E a novidade foi bem recebida por toda a comunidade escolar, como atesta a professora Lívia Maria Oliveira.
 
“O display interativo foi uma ferramenta de tecnologia que veio para agregar às crianças. Hoje, elas têm mais prazer e mais foco nos estudos, mesmo porque elas são de uma geração tecnológica. Então, acredito que isso é um atrativo a mais. Todas elas querem correr para a lousa digital para escrever, ter o prazer de interagir com vídeos, com jogos. A aula teve ganhos maravilhosos e ficou super interessante, porque eles podem visualizar, podem interagir em tempo real com os conteúdos. É tudo novo. Nós saímos de uma lousa branca para uma lousa tecnológica, mas foi excelente. Eu acho que isso vai engrandecer muito as nossas aulas", afirmou a professora.