Equipes da Emsurb atuam para minimizar situações decorrentes das chuvas

Serviços Urbanos
18/02/2024 13h53

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realinhou o cronograma de serviços deste domingo, 18, para atender as demandas relacionadas às chuvas que atingiram a capital nas últimas horas. Desta forma, diversas frentes de trabalho foram realizadas, sobretudo no que se refere ao monitoramento dos canais e estruturas que compõem a rede de drenagem da cidade.

Por volta das 9h30, horário em que a instabilidade climática se intensificou, equipes se direcionaram aos principais pontos com histórico de alagamentos para verificar in loco o nível de retenção das águas pluviais.

No sentido de amenizar a lentidão do escoamento das águas, os agentes fizeram  a desobstrução das bocas de lobo, em apoio ao trabalho que já é feito regularmente pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Esse tipo de  intervenção foi efetuada no bairro Salgado Filho, nas proximidades da Praça da Imprensa. 

Os principais canais que cortam a cidade também foram supervisionados. Foram observados canais situados nas avenidas Anísio Azevedo, Airton Teles, Gonçalo Prado, Ministro Geraldo Barreto Sobral, General Calazans, além do Jardim Bahia. 

Ainda na avenida Airton Teles, no Santo Antônio, região central da cidade, uma árvore caiu e a equipe de podação foi direcionada para o recolhimento dos resíduos. O mesmo suporte ocorreu nas proximidades da avenida Francisco Porto, onde uma árvore tombou. 

“Estamos integrados aos demais órgãos municipais, a exemplo da Defesa Civil, de acordo com o que estabelece o Plano de Contingência da Prefeitura de Aracaju. Por esta razão, nossas equipes operacionais permanecem monitorando alguns pontos vulneráveis e estão de prontidão para eventuais necessidades, no caso das chuvas persistirem nas próximas horas”, informou o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.