Prefeitura mantém bem-estar e saúde dos aracajuanos com o projeto Praça Limpa e Protegida

Saúde
21/02/2024 08h20

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realiza, periodicamente, a dedetização das praças da capital a partir do Projeto Praça Limpa e Protegida (PPLP), coordenado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

De acordo com o supervisor de Endemias do CCZ, José Bonfim, a dedetização inibe a presença de animais como ratos, baratas, formigas e cupins, que podem criar ninhos nas praças e, consequentemente, causar problemas para os frequentadores do local.

“Os agentes que participam da ação também orientam os frequentadores da praça e comerciantes do local sobre o acúmulo de alimento e lixo, que são os principais atrativos para os animais. A proliferação de bichos, além dos empecilhos causados na praça, contribui para a transmissão de doenças, especialmente os roedores”, destaca Bonfim.

Na terça-feira, dia 20, o projeto contemplou as praças do bairro Aruana. Nesta quarta, 21, segue nos bairros Siqueira Campos e Getúlio Vargas e, na quinta, 22, nos bairros Centro e São José. Na terça-feira da próxima semana, dia 27, o projeto acontece nos bairros Bugio e Santos Dumont. Já na quarta, 28, nos bairros Coroa do Meio e Aeroporto e, na quinta, 29, nos bairros São Conrado e Farolândia.

Leptospirose

A leptospirose é uma doença transmitida por meio da urina do rato, cuja bactéria consegue se manter viva na água e na lama das chuvas. O período de incubação da bactéria no organismo humano ocorre após o contato com a água contaminada e, consequentemente, a transmissão da doença.

Além dos cuidados com a dedetização, a SMS realiza um trabalho de orientação sobre as doenças transmitidas por animais sinantrópicos, a exemplo da leptospirose. “Promovemos a orientação, mas também realizamos o bloqueio de casos de leptospirose. Quando acontece um caso confirmado, a equipe faz um trabalho de prevenção para que não surjam outros, visitando os imóveis próximos ao local da confirmação e promovendo o tratamento dos ambientes por meio da desratização”, destaca o supervisor.