Prefeito Edvaldo acompanha posse da juíza Simone Fraga como desembargadora do TJSE

Agência Aracaju de Notícias
21/02/2024 12h58

O prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou, na manhã desta quarta-feira, 21, a posse da juíza Simone de Oliveira Fraga no cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), realizada no Palácio da Justiça. Escolhida no início deste ano, após compor lista Tríplice, pelo critério de merecimento, a magistrada ocupará a vaga criada recentemente pela Corte de Justiça. Ao participar da solenidade, Edvaldo destacou que a escolha da juíza “revela a sua capacidade e dedicação com a justiça do Estado”. 

“É uma alegria muito grande poder acompanhar a posse da juíza Simone Fraga como desembargadora do Tribunal de Justiça de Sergipe. Primeiro, porque ela possui uma carreira brilhante, são quase 30 anos de magistratura, desempenhando com extrema competência o papel de garantir a justiça social. Segundo, porque a sua chegada ao cargo por merecimento, representa um momento muito significativo, pois amplia a presença das mulheres no Tribunal de Justiça. Tenho certeza de que, assim como fez ao longo da sua trajetória, agora, desembargadora Simone Fraga seguirá trilhando um caminho promissor”, afirmou. 

Já empossada no cargo, a nova desembargadora Simone Fraga lembrou, emocionada, da sua trajetória. Ela recordou o momento em que ingressou na magistratura, há quase 30 anos, sendo empossada, à época, pelo desembargador Aloísio de Abreu Lima, pai do atual presidente do TJ/SE, Ricardo Múcio, e enfatizou que “a coincidência torna a ocasião um marco na sua história, de grande valor e representatividade”. 

A desembargadora ressaltou também que se sente honrada por fazer parte de um tribunal “diferenciado, que possui cinco mulheres desembargadoras de um total de 15 membros”. “Não somos um Judiciário em que todos pensam igual e é essa diferenciação que nos permite alcançar êxito em nossa luta diária, para garantir a ampla defesa e os direitos sociais. Aprendi com a minha mãe o amor e respeito pelo nosso país e pelo direito cívico. Tenho a obrigação e dever de defender o Estado Democrático de Direito, em uma sociedade pluralista. Me comprometo em continuar trilhando este caminho com amor e compromisso”, reafirmou. 

Durante a solenidade, a nova desembargadora recebeu das mãos do presidente do TJ/SE, Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima, o Colar do Mérito Judiciário. Na ocasião, o presidente reiterou que a magistrada chega ao posto “pelo talento e trabalho”. “Continue sendo muito feliz e siga realizando esse brilhante papel”, completou. 

Simone Fraga também foi saudada pela desembargadora Ana Lúcia Freire, que ressaltou a presença de mais uma mulher na composição da Corte. “Somos agora a casa das cinco mulheres. A nova desembargadora ultrapassou difícil escolha, com concorrentes igualmente fortes, tendo a sua história, de uma mulher acima do seu tempo, brindada por esta nova fase. Sei o quanto se orgulha em integrar a magistratura sergipana, e nós, de tê-la em nossos quadros. Sei o quanto estudou para chegar ao lugar que está hoje, vossa excelência é merecedora, pois tem escrito uma linda história. É uma magistrada que nos serve de inspiração e que nos louva com a sua chegada”, afirmou Ana Lúcia. 

Trajetória

Simone Fraga é natural da cidade de Pinhão. Ela possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e mestrado em Direito do Estado e Sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina. Foi aprovada em concurso para a magistratura do TJ/SE e nomeada juíza substituta da Comarca de Porto da Folha em 30 de março de 1994. 

Passou também pelas comarcas de Frei Paulo, Riachuelo e, em maio de 2002, foi promovida para a 3ª Vara Cível de Aracaju, onde foi premiada, em algumas oportunidades, pela redução do índice de congestionamento processual. Integrou a Turma Recursal, foi juíza-auxiliar da Presidência, na função de Gestora do Departamento de Precatórios, de fevereiro de 2019 a fevereiro de 2021, e substituiu desembargadores em diversas ocasiões.