Fundat e Sejuc renovam parceria e ofertam cursos a egressos do sistema prisional

Formação para o Trabalho
26/02/2024 15h50

Uma das principais batalhas enfrentadas por aqueles que passam pelo sistema prisional é a retomada ao mercado de trabalho. Pensando nisso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), reafirmou nesta segunda-feira, 26, a parceria existente com a Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc), por meio do Escritório Social, com o objetivo de oferecer cursos de qualificação profissional a essas pessoas.

A primeira turma ofertada será a de alfabetização, que está com matrículas abertas e será realizada em parceria com o SENAC, na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) do bairro Porto Dantas. “Dar seguimento a essa parceria é muito significativo para a Fundat, porque mostra a credibilidade que temos junto à Sejuc, por isso abraçamos mais essa missão. Estamos aguardando o envio da lista de interessados na alfabetização para encaminhá-los para matrícula. Tenho certeza que esse será o pontapé inicial na retomada das suas vidas”, afirma a presidente da Fundat, Edivaneide Lima.

Ainda de acordo com a presidente, é necessário uma atenção e cuidado especiais no atendimento a esse público, que sofre com o preconceito e a marginalização. “Reinserir essas pessoas no mercado de trabalho é essencial para a socialização deles, pois o trabalho garante a dignidade desses cidadãos. Ter o escritório social hoje, aqui, foi importante para dinamizar essa oferta de cursos de qualificação, pois esse é um público que necessita de um cuidado especial e sensibilidade aguçada, pelas marcas da exclusão social que sofrem”, complementa Edivaneide.

Já a coordenadora do Escritório Social, Luzimari Fernanda, agradece a receptividade e se mostra animada em iniciar as turmas para os egressos. “Temos uma demanda reprimida e necessitada desse serviço que é grande. Poder contar com a Fundat nesse processo será ótimo para todos, pois dessa forma ajudaremos a devolver a cada um deles a possibilidade de voltar a sonhar e construir uma vida melhor. Vamos fazer o levantamento desses nomes e encaminhar o mais rápido possível para iniciar o quanto antes as turmas”, afirmou.