Residencial Mangabeiras: Prefeitura promove curso de porteiro para moradores

Assistência Social e Cidadania
28/02/2024 18h10

A Prefeitura de Aracaju, através do Projeto de Trabalho Social (PTS), desenvolvido na comunidade do Residencial Mangabeiras Irmã Dulce dos Pobres, realizou nesta segunda-feira, 28, a entrega dos certificados de conclusão para os participantes do curso de porteiro.

O PTS é uma iniciativa desenvolvida no âmbito do programa Pró-Moradia, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), pela Oliveira Consultoria, sob o acompanhamento da Diretoria de Gestão Social da Habitação e Políticas de Transferência de Renda da Secretaria Municipal da Assistência Social.

A responsável técnica do PTS, Patrícia Oliveira, conta que, além de qualificar a pessoa para trabalhar como porteiro, o curso tem o objetivo de oportunizar a inserção do mercado de trabalho, desenvolver o fortalecimento comunitário e despertar sonhos.

“Nós estamos finalizando o curso de porteiro, dessa feita, a segunda turma. O curso de porteiro tem uma abrangência muito grande no mercado de trabalho. Não apenas na inserção em si, nos condomínios, mas também para as empresas, indústrias e existem outros setores em que esse profissional pode ser inserido. E hoje nós estamos muito felizes, porque recebemos no Plantão Social, realizado ontem, uma aluna que fez conosco a primeira edição do curso de porteiro e ela já foi inserida no mercado de trabalho.  Para nós é uma grande alegria porque a gente já vê perspectiva de inserção dessas pessoas que estão recebendo o certificado, isso nos estimula, e principalmente a eles”, disse.

Técnica em segurança do trabalho e instrutora do curso, Géssyca Matos aponta que o curso oferece oportunidades amplas, algo que não acontece habitualmente no mercado de trabalho. “Eu trabalhei com eles durante todo o curso sobre os dispositivos eletrônicos da portaria, os dispositivos de segurança, o que é de mais praxe e de alto nível de conhecimento para a portaria, além de orientar para todos os deveres de um porteiro, a pessoa acaba recebendo o conhecimento básico para certas situações que podem acontecer no local onde esteja trabalhando. E para as aulas não se tornarem monótonas trabalhei vídeos, relatos de pessoas que já atuam na área, fiz treinamento e dinâmicas sobre observação, percepção e atenção deles, algo primordial para um porteiro. Além disso, realizamos duas visitas técnicas a um prédio residencial e numa fábrica, onde eles observaram as diferenças dos procedimentos”, explicou a instrutora.

Para o autônomo e morador do Residencial Mangabeiras, Edmundo Gouveia, “o curso é muito importante porque está ajudando pessoas a estarem se qualificando para o mercado de trabalho”. “Estamos sempre conversando, tendo uma troca de ideias, para todo mundo se ajudar a conseguir a tão sonhada vaga de emprego, mesmo que não seja na área de porteiro, a gente vai continuar com o grupo que a gente criou no WhatsApp, pra continuar trocando informações sobre oportunidades de emprego”, afirmou.

À procura do primeiro emprego, Renald Ferreira conta que, após concluir o ensino médio, ainda não tinha em mente uma profissão para seguir, e o curso de porteiro proporcionou algumas ideias. “Ter um curso bem acessível a todos e de forma gratuita é excelente. Aqui é ótimo, é uma oportunidade que eu nem imaginava que iria ter, mas que bom que eu tive”, finalizou.

Matheus Henrique Maciel relata que essa será a primeira vez em que irá ingressar no mercado de trabalho e, por isso, está muito feliz e empolgado. “Eu terminei meus estudos há pouco tempo e espero começar a trabalhar em breve. Com esse curso de hoje, vou ter mais uma qualificação e começar a distribuir meu currículo nas empresas para ter a oportunidade de mostrar meu talento para todo mundo. A maioria das coisas que eu faço, é oposto ao curso que eu estou fazendo, porque eu trabalho com pinturas e essa será a minha primeira investida no mercado de trabalho. Não é a área que eu me encaixo, mas como todo mundo fala, a primeira parte é tentar fazer o que nunca fiz na vida, então se eu nunca fiz um curso de porteiro, fiz, fui aprovado, gostei e foi excelente estar aqui com todo mundo compartilhando o que eu gosto de fazer”, detalhou Matheus.