Construção de nova sede do Caps do bairro 17 de Março ampliará assistência à população

Obras e Urbanização
29/02/2024 15h40

Diante da necessidade de reforçar e qualificar ainda mais a oferta de serviços de saúde, a Prefeitura de Aracaju dá continuidade à construção da nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) tipo III David Capistrano Filho, no bairro 17 de Março. A unidade, vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), é destinada ao tratamento de pessoas em situação de fragilidade psicológica.

A Prefeitura, para erguer o novo equipamento, aplica um montante de R$ 4.011.705,45, a partir do contrato de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A unidade será dotada de consultórios, salas de acolhimento, observação, observação acessíveis, acolhimento noturno, de reuniões, de técnicos, posto de enfermagem, arquivo, espaço de vivência, auditório, almoxarifado, oficina, sanitários, copa e estacionamento.

A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), responsável pela execução do serviço, vem finalizando a construção da alvenaria, reboco externo, instalações elétricas e hidrossanitárias e cobertura.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca a importância da nova sede para o apoio ao público com transtornos ou sofrimento psicológicos. “O prédio contará com uma estrutura completa, que possibilitará que as equipes da SMS continuem atuando da melhor forma possível, com a oferta de atividades individuais e em grupo. A Prefeitura dá atenção e valoriza a saúde mental da população e, por isso, busca proporcionar aprimorar a assistência a este público, já que hoje a unidade funciona em um prédio alugado no bairro Coroa do Meio”, comenta.

Centro de Atenção Psicossocial

O Caps III David Capistrano Filho é uma unidade direcionada ao atendimento multiprofissional da população adulta, em sofrimento mental considerado severo e/ou persistente.

O Caps oferta atendimento coletivo e individual, com atividades em grupo, oficinas, atividades externas, práticas corporais e expressivas, dentre outras ações. A equipe técnica é composta por profissionais de diversas categorias, como oficineiros, psicólogos, assistente social, psiquiatra, profissional de educação física, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

O foco das atividades ofertadas no Caps é voltado para a promoção da autonomia e do protagonismo do usuário no seu processo de cuidado, utilizando os recursos do território do usuário para fortalecimento dos vínculos com a comunidade.

O Caps III David é referência para os territórios dos bairros: 17 de março, 13 de Julho, Atalaia, Aruana, Augusto Franco, Coroa do Meio, Farolândia, Grageru, Inácio Barbosa, Jabotiana, Jardins Jardim Esperança, Luzia, Médici I, II, III, Mosqueiro, Marivan, Orlando Dantas, Ponto Novo, Povoado Areia Branca, Salgado Filho, Santa Maria, Santa Tereza, São Conrado e Sol Nascente.