Projeto Verão 2024: Emsurb garante integridade dos equipamentos turísticos e ordenamento das Orlas

Serviços Urbanos
03/03/2024 20h39

Durante os três dias do Projeto Verão 2024, evento realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo do Estado de Sergipe, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) intensificou os trabalhos de fiscalização dos estabelecimentos comerciais licenciados e monitoramento dos pontos turísticos localizados nas imediações da Praia da Cinelândia, na Orla da Atalaia, e da Orla Pôr do Sol, no bairro Mosqueiro.

"Ao todo, 50 trabalhadores da Diretoria de Orlas e Parques (Diropa), divididos em três turnos, estiveram empenhados exclusivamente, desde sexta-feira, 1°, na supervisão das atividades comerciais licenciadas e na preservação dos bens públicos, dispostos na Orla da Atalaia e Orla Jornalista Cleomar Brandi", explicou o presidente da Emsurb, Bruno da Paixão Moraes.

Para assegurar as ações de monitoramento dos equipamentos turísticos e de lazer, a empresa municipal contou também com o apoio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE).

"A intenção da administração foi manter a integridade dos principais pontos de visitação e monumentos presentes na região do Projeto Verão. Inclusive, servidores da Diropa repassaram informações e instruções aos visitantes e turistas sobre os equipamentos, a exemplo da réplica gigante do Caranguejo e a obra de arte "Formas e Cores", do artista plástico Joubert Moraes, estes situados no circuito da festa", acrescentou o diretor de Orlas e Parques, José Olino de Castro.

O aposentado Mozart Reiner aproveitou o final de semana para visitar a capital sergipana e parabenizou o trabalho da Prefeitura no cuidado com os equipamentos turísticos. "Isso mostra que a administração está preocupada com a conservação e com o zelo do patrimônio público", afirmou o turista da cidade de Santo Estêvão, enquanto fazia registros fotográficos da réplica do Caranguejo.

Ainda de acordo com o gestor, até o final da tarde deste domingo, 3, nenhum caso de dano ao patrimônio público havia sido registrado. "No que se refere aos permissionários, instalados na região da Praia da Cinelândia e na Orla Pôr do Sol, o trabalho de fiscalização teve como objetivo orientar e instruir os comerciantes referentes à proibição de utilização de mesas e cadeiras, fora da rotina habitual de seus estabelecimentos, como também a proibição de venda de bebidas na parte externa dos mesmos",  frisou José Olino.

Com um trailer fixo no estacionamento da Cinelândia, Manoel Max enalteceu a forma como a Prefeitura conduziu a organização dos permissionários. “As orientações passadas pelos agentes da Emsurb foram importantes e necessárias, pois evitaram transtorno e garantiram um bom ordenamento da nossa atividade aqui no Projeto Verão", elogiou o comerciante.

Comercializando há oito anos na Orla Jornalista Cleomar Brandi, a artesã Munik Freitas também reconheceu a ação da Emsurb que engloba a estruturação dos permissionários no local. "A equipe é prestativa, atenciosa e desempenha um valioso trabalho, o que proporciona trabalharmos com tranquilidade, mesmo sendo uma festa que atrai grande público",  reconheceu ela.


Projeto Verão 2024

Realizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe, o Projeto Verão 2024 é um evento multicultural que movimenta diversos setores da economia, além de fomentar o esporte, o lazer e o turismo na capital sergipana, um verdadeiro festival de valorização da arte e da cultura.