Combate ao Aedes: Prefeitura intensifica ações para formação de pequenos multiplicadores

Saúde
06/03/2024 17h16

Seguindo com o plano de ações da Prefeitura de Aracaju, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está intensificando as ações educativas na comunidade escolar, com o objetivo de formar multiplicadores no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nesta quarta-feira, 6, a atividade foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubistchek, no bairro Coroa do Meio.

A ação orientou crianças e adolescentes sobre o mosquito e a forma de combatê-lo. Segundo a facilitadora da atividade, a enfermeira da Estratégia da Saúde da Família Daiane Tiano, esses alunos têm a função de alertar os pais sobre cuidados a serem observados em casa no controle e prevenção do mosquito.

“As informações que os alunos aprenderam aqui, de uma forma lúdica, despertou a atenção deles e fez com que eles se tornassem multiplicadores no combate ao mosquito em casa, para os pais e parentes próximos. O mosquito continua se proliferando mais em locais habitados, o que demanda a atuação dos próprios moradores, sobre aquele copinho descartável ou tampa de refrigerante que pode acumular água, sobre a importância de tampar as caixas d'água, colocar areia nos caquinhos de planta, entre outras pequenas ações”, destaca Daiane.

A enfermeira orienta, ainda, que é fundamental a população seguir cumprindo com o dever de monitorar sempre os quintais e que, se tiver a necessidade de armazenar água em lavanderias, caixas d'água e tonéis, que os recipientes sejam muito bem tampados, e que seja mantida uma rotina de limpeza pelo menos uma vez por semana.

Aprovação da comunidade escolar
De acordo com o coordenador da escola, Lucas Souza, as informações recebidas pelas crianças são disseminadas em toda a comunidade escolar. “Os alunos, professores e profissionais da escola acabam se conscientizando ainda mais e compartilhando toda informação. O conhecimento que adquirimos será replicado em casa e isso dará resultados. Temos consciência que essa ação tem um impacto muito positivo na comunidade escolar", ressalta Lucas.

Quem compartilha o mesmo pensamento é a aluna Anne Beatriz Barbosa. “Depois de toda informação passada nesta ação, me sinto apta para ser uma multiplicadora no combate ao mosquito e vou repassar tudo que aprendi a minha família. Aqui na Escola e lá em casa o mosquito não se cria. Que toda população esteja unida nesta força-tarefa contra o Aedes”, reforça Anne.