Dia da Mulher é comemorado com ações de cidadania, saúde e beleza na Fundat

Formação para o Trabalho
08/03/2024 15h22

A manhã desta sexta-feira, 8, foi marcada por ações de empoderamento e valorização das mulheres, realizadas pela Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) que, somando forças com várias entidades parceiras, comemorou, de forma especial, o Dia Internacional da Mulher. Na oportunidade foram oferecidos vários serviços, garantindo a aproximação do funcionalismo público das cidadãs.

O dia começou com muito trabalho, sendo realizados vários encaminhamentos para vagas de emprego, cadastro de currículos, consultoria de fluxo de caixa (para MEI) e a emissão da carteira de identidade, além da participação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Banco do Nordeste. “Promover ações como essas é motivo de muito orgulho para nós que fazemos a Fundat, afinal essa é a nossa missão. Contar com tantos parceiros compromissados com esse objetivo nos enche de alegria, pois sabemos que não estamos sozinhos na luta para garantir melhorias efetivas de vida para cada uma delas”, comemora a presidente da Fundat, Edivaneide Lima.

Além de todas essas atividades, foram disponibilizados também serviços de estética e beleza como design de sobrancelhas, corte de cabelo e massagem para as cidadãs que comparecerem à ação. “A soma de esforços, ainda mais num dia simbólico como esse, é muito especial. Poder promover um dia de cidadania, saúde e beleza para essas mulheres é a nossa forma de mostrar a elas que nos importamos não só com as questões profissionais, mas especialmente com o emocional delas, em mostrar que com a sua força e capacidade pessoais elas podem tudo”, afirma Sandra Magna.

As mulheres que compareceram à ação, avaliaram de maneira positiva a iniciativa e os serviços prestados. “Fiquei muito feliz em poder aproveitar esse dia aqui na Fundat, quis aproveitar tudo, em especial buscar uma nova oportunidade de trabalho. Aproveitei praticamente todos os serviços, o corte de cabelo, a maquiagem, a massagem e a manicure, foi tudo ótimo. Eventos como esses são importantes, pois vem agraciar a gente, como mulher e nos valorizar”, afirma Rosangela Soares.

Já a empresária Cicera Maria Felix aproveitou a oportunidade para finalmente formalizar o seu cadastro como Microempreendedor Individual (MEI). “Há cinco anos eu moro em Aracaju, mas só agora decidi apostar em mim e no meu próprio negócio. O atendimento foi excelente. Fizemos tudo com muita agilidade e conseguindo tirar todas as dúvidas, agora tenho certeza que tenho um ponto de apoio e incentivo aqui na Fundat. Vou fazer daqui a minha segunda casa e não tenho dúvida de que só irei prosperar”, comemora.

Atitude também adotada por Alana Manuelle Cruz Santos, que após passar pela consultoria definiu qual o ramo em que irá atuar. “Eu dei entrada no MEI  mesmo sem a certeza do que eu queria, mas vi que as possibilidades para mim não eram viáveis na época. Hoje eu pude fazer um acordo aqui na Fundat para regularizar minha situação com o MEI e já sai mais confiante sobre a área que devo me dedicar. Ter serviços assim para nós mulheres é muito importante, pois traz benefícios para todas”, garante.

Já Jucineide Santana foi uma das primeiras a chegar à Fundat para ser atendida pelo serviço de emissão da carteira de identidade, retomado no órgão na última segunda-feira, após três meses de suspensão. “Eu fiz o agendamento da carteira de identidade em outubro do ano passado, só que tive um problema no registro e precisei tirar outro, foi quando ficou tudo parado e eu precisei aguardar novamente. Quando foi ontem, consegui a vaga e corri pra cá”. O atendimento foi ótimo, foi rápido e eu tô muito feliz por ter feito, além de ter aproveitado tanta coisa boa. Estão todos de parabéns”, agradece.