Funcaju realiza doação de livros para Secretaria da Saúde em campanha de incentivo à leitura

Cultura
11/03/2024 15h00

A Biblioteca Municipal Ivone de Menezes Vieira, administrada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju, realizou nesta segunda-feira, 11, a doação de 500 livros para serem distribuídos entre as Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital. A ação é parte da iniciativa da Prefeitura Municipal para promover acesso à leitura em diversas localidades do município. Os livros serão disponibilizados para a população aracajuana nas salas de espera das USFs.

Há cerca de um mês, a biblioteca passou por um processo de avaliação do seu acervo, em que foi identificado a repetição de diversos títulos. Visando a ampliação do acervo e a extensão do acesso ao material de leitura para outras localidades, foram selecionados títulos que ultrapassaram a marca de  três exemplares repetidos para compor o acervo de doação para as USFs. Cerca de 500 livros excedentes, tanto do Acervo Geral, quanto da sessão de Literatura Infantojuvenil, foram selecionados para compor o novo acervo das USF.

Segundo a coordenadora da Biblioteca Ivone de Menezes e responsável técnica da avaliação, Verônica Cardoso, a escolha da Secretaria Municipal da Saúde foi uma indicação do presidente da Funcaju, Luciano Correia. “Ele teve a ideia de criar pontos de leitura nas Unidades Básicas de Saúde e então levou a proposta para a Secretaria da Saúde, que por sua vez abraçou a causa”, relata.

De acordo com o presidente da Funcaju, Luciano Correia, a iniciativa ampliará as oportunidades de acesso à cultura. "Essa é uma das iniciativas que nos dão muita alegria em realizar. Levar livros de vários temas da literatura para o público que aguarda nas salas de espera das unidades de saúde é uma forma de humanizar ainda mais o tratamento que dispensamos às pessoas, ainda mais com literatura, que é uma das formas mais admiráveis de levar entretenimento, cultura e arte”.

Para a diretora em atenção e saúde da SMS, Janaína Cavalcante, a ação também é imprescindível para a promoção da saúde plena. “Em parceria com a Funcaju, as USFs receberão livros que ficarão  disponíveis para a população na sala  de espera . O objetivo é incentivar a população ao hábito da leitura contemplando todas as unidades. Faremos uma entrega simbólica nas USFs Oswaldo Leite  e José Machado de Souza, que receberão 40 livros cada. É a saúde e a cultura incentivando e fortalecendo a leitura . Isso também é saúde!”, afirmou Janaína.

Sobre a Biblioteca

A Biblioteca Municipal Ivone de Menezes, localizada na praça Major Edeltiudes Teles, no conjunto Augusto Franco, vem desenvolvendo diversos projetos de valorização social da leitura. O espaço conta com vários ambientes como a Galeria dos Escritores, o Acervo Geral, o Acervo Infanto-Juvenil, a sala de processos Técnicos e o mini auditório, onde são feitas contações de histórias e oficinas para estudantes da rede pública e cidadãos em geral.