Prefeitura inicia oferta de exames preventivos nos shoppings Riomar e Jardins

Saúde
11/03/2024 16h20

Em alusão à campanha Março Lilás, mês de prevenção contra o câncer de colo do útero, nesta segunda-feira, 11, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com os shoppings RioMar e Jardins, iniciou a oferta de exames preventivos, que serão realizados durante a semana, de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 18h. A ação segue até o dia 22 deste mês.

De acordo com a diretora de Vigilância à Saúde (DVS), Janaina Cavalcante, a oferta dos exames preventivos nos shoppings visa facilitar o acesso à saúde, sobretudo para as pessoas que não conseguem realizar os exames nas Unidades de Saúde da Família (USF).

“A descentralização de serviços em saúde e a oferta nos shoppings tem o objetivo de beneficiar mais pessoas. Por isso, a população com idade entre 25 e 64 anos terá a chance de realizar no Riomar e Jardins, o exame citopatológico e, com a idade entre 50 e 69 anos, o exame clínico das mamas. Além dos testes rápidos de gravidez, HIV, sífilis e Hepatites B e C, aferição da pressão arterial e atualização do cartão vacinal para todas as pessoas a partir dos 5 anos de idade”, destaca Janaína.

Acesso ao serviço

Para ter acesso aos serviços ofertados nos shoppings, além de estar no grupo alvo para a realização dos exames, também é necessário levar o RG com CPF, Cartão do SUS, comprovante de residência de Aracaju e o cartão de vacina, para verificação das vacinas em atraso.

"Nos casos em que os profissionais verificarem a necessidade de investigação adicional, às pessoas atendidas nos shoppings serão encaminhadas para a realização de mamografia, ultrassonografia das mamas e ultrassonografia transvaginal", reforça a diretora.

Aprovação da população

Aos 49 anos, Jaudenice Santos saiu de casa com sua filha nesta segunda-feira para cuidar da saúde e atualizar os exames que ainda não tinha realizado. “Procuro sempre fazer esses exames. E foi a facilidade do acesso que eu me interessei por essa ação, pois por ser no shopping, em um horário acessível, eu escolhi vir”, afirma Jaudenice.

A dona de casa Maria Lino, de 41 anos, soube da oferta do serviço pelo jornal na TV e logo foi ao shopping Riomar para realizar os exames. “É necessário fazer o exame de lâmina e de mana porque a idade vem chegando e a mulher precisa se cuidar. Eu aproveitei o Março Lilás para verificar se está tudo bem. Na minha família, já teve casos de câncer de colo do útero e por isso faço os exames anualmente”, relata Maria.