Defesa Civil de Aracaju monitora áreas sensíveis à chuva e atende a população

Defesa Civil
14/03/2024 12h09

Com registro de pancadas de chuva na capital na manhã desta quinta-feira, 14, a Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), mantém atenção aos chamados da população e monitora áreas sensíveis aos efeitos das precipitações. As informações meteorológicas são acompanhadas e, as medidas necessárias para a redução de riscos, adotadas pelo órgão.

Nas seis primeiras horas da manhã de hoje, o volume acumulado de chuva, computado pelos pluviômetros do sistema ClimAju, indicaram 31 milímetros (mm), com maior incidência no bairro Mosqueiro. Nesse período, uma ocorrência foi registrada através do serviço emergencial 199, para avaliação de risco em uma residência localizada no bairro Jabotiana.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil da capital,  Robson Rabelo, o monitoramento é constante. "Observamos a incidência de pancadas de chuva de intensidade moderada, porém passageira. O acumulado registrado até o momento não ocasionou impactos severos, porém, mantemos atenção e monitoramos a dinâmica meteorológica, para adotar as providências necessárias à redução de riscos e atendimento à população", frisou o coordenador.

Também na noite da quarta-feira, 13, a Defesa Civil monitorou as chuvas que alcançaram acumulado de 32mm, no intervalo de uma hora, no bairro Jardins. "Apesar do pico da maré, com 2,2 m, às 18h32, o escoamento da água ocorreu de forma satisfatória, considerando a intensidade da chuva. Nesse período houve registro de queda de árvore, no bairro Jardim Centenário. Ocorrência atendida pelas nossas equipes em conjunto com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE)", indicou o coordenador da Defesa Civil de Aracaju

De acordo com o serviço de previsão meteorológica do sistema ClimAju, há possibilidade da continuidade de pancadas de chuva, principalmente ao longo da manhã. "Caso a população verifique qualquer situação de anormalidade e que possa representar riscos, pode entrar em contato com a Defesa Civil através do serviço emergencial 199, que funciona 24h", destacou Robson Rabelo.

Alerta SMS
Para receber os avisos da Defesa Civil basta enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP. Com o cadastro, a população tem acesso a informações de maneira antecipada sobre condições que demandam atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.

ClimAju
A Prefeitura de Aracaju também disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível no endereço aracaju.se.gov.br/climaju, possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias e imagens ao vivo de diversas regiões da capital.