39ª Corrida Cidade de Aracaju: competição é inédita para mais da metade dos inscritos

Juventude e Esporte
14/03/2024 12h10

A 39ª Corrida Cidade de Aracaju atrai novos participantes a cada edição e, este ano, o evento, que é realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), traz uma marca inédita: mais da metade dos inscritos participarão pela primeira vez da maior corrida de rua do Norte/Nordeste.

Segundo informações da empresa Ticket Sports, responsável pelas inscrições desta competição, 51,37% dos nove mil participantes fazem sua estreia na Corrida Cidade de Aracaju. O secretário da Sejesp, Sérgio Thiessen, avalia esse número como parte de um trabalho da Prefeitura para fomentar, ainda mais, a prática da corrida de rua e estimular o bem-estar dos aracajuanos e, também, dos sergipanos, que este ano representam quase 90% dos participantes nos percursos de 5, 10 ou 24 km.

“Nosso evento tem despertado uma atração especial nas pessoas. Este número, de mais de 50% dos inscritos estarem participando pela primeira vez da Corrida Cidade de Aracaju, explica o crescimento do gosto popular pela corrida de rua e mostra a importância do evento como meio de incentivo à prática da atividade física”, disse o gestor.

Izabelly Corrêa, de 21 anos, é uma das atletas que está estreando no evento e fará o trajeto dos 24km. Nascida em Aracaju, ela conta que encontrou na prática da corrida uma válvula de escape para sua ansiedade e diz que vem se preparando há um bom tempo para estrear nesta edição da competição.

“Faz cinco meses que me apaixonei pela corrida de rua. Essa é a minha primeira vez correndo a Cidade de Aracaju e tenho como principal objetivo terminar a prova bem. Para isso, venho treinando três vezes na semana, associando a uma boa alimentação, a um bom sono e um fortalecimento corporal na academia” ressalta a estudante de design gráfico.

Com a estreia no evento esportivo da capital, Izabelly conta que, desde que passou a praticar o esporte, essa será a segunda vez em que participa de uma prova de corrida de rua. A estudante e corredora destaca os aspectos do evento que atraíram para efetivar a inscrição.

“Eu ouvi falar muito da corrida, que a energia da prova é maravilhosa, que o trajeto é perfeito e um desafio diferente, por conta do percurso. Além disso, por saber que no trajeto terão pessoas torcendo por nós, mesmo sem estarem correndo. Por saber que não é só uma competição, que haverá pessoas que nem lhe conhece, ajudando, motivando”, destaca a corredora.

A experiência de participar da Corrida Cidade de Aracaju também é inédita para Diogo Silva, de 22 anos. O estudante de educação física pontua que a principal meta para a prova é superar os próprios limites.

“Venho me preparando de forma intensa desde dezembro. Creio que vou conseguir atingir meu propósito, que é fazer o percurso de 5km abaixo dos 20 minutos”, pontuou o atleta.

O estudante, que iniciou na corrida de rua aos 14 anos, mas passou um longo tempo sem treinar, retornou este ano para a prática da modalidade e esta será a segunda prova. Ele conta ainda que “o que motivou a participar da Corrida Cidade de Aracaju foi o alto nível de competitividade da prova, sendo muito visada no Norte e no Nordeste”. “Por isso, espero colocar em prática tudo que venho treinando e, o mais importante, ser feliz durante a corrida”, relata confiante.

A Corrida Cidade de Aracaju é, até o momento, o evento de corrida de rua mais procurado do país, chegando a ter em um dos seus lotes de inscrição o acesso médio de 15 mil pessoas, simultaneamente, de acordo com a Ticket Sports. Ao todo, serão nove mil participantes e uma premiação no valor de R$ 200 mil.