Aracaju 169 anos: modernização tecnológica e ampliação da rede elevam qualidade do ensino

Agência Aracaju de Notícias
21/03/2024 15h20

Com intuito de garantir educação básica de qualidade à população aracajuana, em escolas modernas e inclusivas, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), tem investido significativamente em obras de construção, reforma e ampliação de unidades de ensino da rede. Desse modo, somente este ano,  3.300 novas vagas foram abertas nas escolas municipais.

Segundo dados do Censo Escolar, unidades de ensino devidamente estruturadas e equipadas ampliam a curiosidade e aumentam o desempenho dos alunos, além de motivar os professores e toda a comunidade escolar. 

Ao longo dos últimos anos, a gestão municipal ampliou consideravelmente o número de vagas escolares para a rede pública de ensino, e trabalhou efetivamente para melhorar a qualidade e o padrão do ensino ofertado à população. A entrega de novas unidades escolares é o resultado desse esforço e investimento, a exemplo das primeiras escolas com ensino em tempo integral, a Emei Maria Ruth Wynne Cardoso e a Emef Jornalista João Oliva Alves, um complexo amplo e moderno que atende cerca de 530 crianças e adolescentes dos bairros Santa Maria e 17 de Março.

Ainda em 2023, com o Escola Tech, pacote de investimentos em tecnologia educacional, a Prefeitura iniciou a entrega de notebooks para os alunos matriculados nas escolas da rede municipal, uma iniciativa prevista no planejamento estratégico da gestão municipal para a modernização da educação a partir da implementação de tecnologias no ambiente escolar. Ao todo, o município adquiriu 25 mil computadores, por meio de um investimento de R$ 75 milhões, com recursos próprios. E esses equipamentos, além dos alunos da rede, beneficiam também os familiares destes, pois os equipamentos podem ser levados para casa e dispõem de acesso ilimitado à internet.

Secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu destaca que o Escola Tech é um conjunto de soluções tecnológicas "que visam dinamizar ainda mais a relação ensino-aprendizagem e as trocas de experiências em sala de aula". "Estamos revolucionando a educação da capital com o uso da tecnologia, dando um grande e importante salto”, enfatiza o gestor.

Esse pacote de modernização tecnológico inclui ainda a instalação de câmeras de reconhecimento facial, totens para chamadas e sistemas de inteligência artificial para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem. O reconhecimento facial permitirá que os pais e responsáveis legais sejam informados que o estudante chegou à escola no momento em que este entrar na unidade de ensino, e os totens nas salas de aula substituirá a tradicional chamada oral.

Nos últimos anos, a gestão municipal investiu mais de R$85 milhões em reformas e ampliação de escolas, aumentando o número de vagas e garantindo o bem-estar da comunidade escolar. Entre as 79 escolas da rede, 12 passaram por esse processo, seis de Ensino Fundamental e outras seis de Educação Infantil: Emef Alcebíades Melo Vilas Boas; Emef José Conrado de Araújo; Emef João Teles de Menezes; Emei Áurea Melo Zamor; Emef  Olga Benário; Emef  Prof. José Antônio da Costa Melo; Emei  Neuzice Barreto; Emei  Maria Givalda; Emei  Nunes Mendonça; Emei  Júlio Prado Vasconcelos; Emef Florentino Menezes; Emei Monsenhor João Moreira Lima.