Aracaju 169 anos: público lota Orla da Atalaia para acompanhar apresentação da Esquadrilha da Fumaça

Agência Aracaju de Notícias
17/03/2024 19h40

Aracajuanos e turistas tiveram uma experiência única neste domingo, 17, ao presenciarem a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, realizada na Orla Atalaia. Promovido pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Governo de Sergipe e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio/SE), o evento abrilhantou ainda mais a programação de aniversário dos 169 anos da capital. O momento era mais do que aguardado, já que havia seis anos que Aracaju não recebia a Esquadrilha da Fumaça, que possui em sua equipe um piloto aracajuano, o capitão aviador André Nery Bezerra.

Sete aeronaves deram um verdadeiro show, rasgando os céus de Aracaju em uma exibição de habilidades de voo, encantando e deixando boquiabertos todos que prestigiaram o evento. Cada manobra aérea realizada pelo Esquadrão de Demonstração Aérea, conhecido popularmente como Esquadrilha da Fumaça, demonstrou a agilidade e a competência dos pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB).

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, destaca que a apresentação foi um verdadeiro presente da Força Aérea Brasileira neste 17 de março, quando Aracaju completa 169 anos de história. Ele ressalta ainda que a Prefeitura esteve presente em todo o planejamento operacional da logística que foi dada à população.

“Toda a parte logística de trânsito, de banheiros químicos, a parte técnica com a Defesa Civil orientando as áreas em que a população deveria ficar com segurança. Tudo isso foi necessário no planejamento operacional para que o evento fosse dessa magnitude e com total segurança. A população veio, assistiu a apresentação e retornou para suas casas com toda a segurança promovida pela Prefeitura e, obviamente, com todo o apoio do Governo do Estado, com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, todo o aparato do Estado unido com a administração municipal para dar esse presente a toda a população aracajuana”, disse.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, explica a atuação do órgão municipal no evento. “Após o convite da Fecomércio, a Defesa Civil esteve no local onde foi realizado o evento de forma antecipada, verificando situações que pudessem ser de risco, seja em relação a buracos para os pedestres, seja questão de alguma iluminação ineficiente. Então, todos esses pontos que foram identificados, foram alertados aos órgãos competentes, principalmente a Emurb e a Emsurb. E, durante o evento, a Defesa Civil compareceu ao local de forma preventiva para poder acompanhar a apresentação e atender qualquer anormalidade que pudesse acontecer”, declara.

Um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira, o major Bittencourt, falou um pouco sobre o espetáculo apresentado. “Para a gente é uma oportunidade ímpar estar aqui, não víamos aqui desde 2018. O Brasil é um país continental, então estarmos em diversos lugares é como o passar do tempo. Para a gente é um motivo de muito orgulho e muita honra estar aqui, ainda mais neste dia especial, que é o aniversário da cidade. E trazer a Força Aérea Brasileira para bem perto do público, nesta tarde aqui, foi emocionante. A gente mostra que a Força Aérea Brasileira sempre vai estar presente onde o povo brasileiro precisar”, afirmou.

Público se encanta com apresentação

Não foi fácil tirar os olhos do céu enquanto as sete aeronaves da FAB faziam manobras e pincelavam diversos formatos com a fumaça. A fisioterapeuta Suzane Sampaio é baiana, mas mora em Aracaju há 10 anos. Ela se mostrou encantada com a exibição. “Trouxe meu filho para assistir a apresentação da Esquadrilha da Fumaça e comemorar essa data. Aracaju é um lugar onde fui muito bem acolhida, gosto muito da cidade, amo Aracaju”, disse ela, que assistiu ao espetáculo ao lado do seu filho Guilherme, de 4 anos.

Maria Madalena Gomes, funcionária de uma fábrica, mora em Aracaju há um ano, e não é a primeira vez que presencia o espetáculo. “Eu cheguei a assistir à última apresentação da Esquadrilha da Fumaça aqui em Aracaju, há seis anos. Hoje foi especial, muito bom, achei a apresentação incrível. Adorei quando os aviões fizeram um formato de coração no céu”, declarou ela, que também foi prestigiar com seus filhos.

O estudante João Pedro Silva Bezerra achou tudo muito interessante. “Eu vim com a minha família e achei muito legal, gostei bastante das manobras que eles fizeram, me deram até vontade de trabalhar com essa área da aeronáutica, algum dia. Achei esplêndido”, afirmou.

Opinião semelhante teve o empresário Lucas Feitosa de Souza. “Esse foi um momento ímpar em nossas vidas. Vim com a família, somos conterrâneos, então é importante valorizar a cultura local. Achei que o evento está muito bem organizado, e parabenizo à Prefeitura, o Governo do Estado e todos os envolvidos, que estão de alguma forma contribuindo para o nosso conforto e segurança”, disse.