Aracaju 169 anos: ação integrada dos órgãos de segurança garante a tranquilidade da festa

Defesa Social e Cidadania
17/03/2024 22h30

Com segurança e organização, neste domingo, 17, a Prefeitura de Aracaju realiza a segunda noite de programação musical, na praça de eventos Hilton Lopes, em comemoração aos 169 anos da capital. Ações planejadas pelas forças de segurança municipais e estaduais asseguram um ambiente tranquilo para os aracajuanos e visitantes.

A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através do alinhamento promovido entre os órgãos envolvidos, dinamizou a execução de ações que contribuem para a atuação das equipes. Somente no perímetro interno do evento estão empregados 250 guardas municipais, distribuídos de forma estratégica para patrulhamentos, observação em postos elevados, operação da base móvel de videomonitoramento e reforço da operação Terminal Seguro.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, destaca o sucesso da primeira noite de programação e indica a otimização dos trabalhos integrados, na Central de Monitoramento. "O evento ocorre de maneira tranquila, com ações coordenadas e equipes atentas à toda movimentação na área interna do evento. Mais uma vez, utilizamos câmeras que possuem tecnologia de reconhecimento facial e que otimizam a ação dos agentes de segurança, diante de situações suspeitas, assim como para a possível identificação de pessoas que possam estar em desconformidade com a lei", salientou.

Ainda de acordo com o secretário, as equipes atuam conjuntamente. "As imagens das câmeras, que estão em pontos estratégicos da praça de eventos Hilton Lopes, inclusive nos portões de acesso, são observadas em tempo real em uma base preparada na área dos mercados. Lá atuam Guarda Municipal de Aracaju, Secretaria da Justiça e Polícia Civil, também com o apoio da Polícia Militar de Sergipe", frisou.

Nas áreas adjacentes ao evento, a Polícia Militar de Sergipe reforça a segurança, contemplando, também, os terminais de integração do transporte público. Para a entrada na festa, o público passa por revista, evitando, dessa forma, a entrada de materiais ilícitos ou que gerem risco à população.

"A festa também conta com a atuação do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe e, para incrementar a atenção à segurança, atuam por noite 93 seguranças desarmados e 42 bombeiros civis", acrescentou o tenente-coronel Silvio Prado.

Segurança estrutural
Além do acompanhamento da montagem das estruturas, desde a chegada dos primeiros materiais no local de instalação, a Defesa Civil de Aracaju recolhe a documentação necessária e realiza monitoramento durante a programação.

"Recolhemos os Termos e Anotações de Responsabilidade Técnica, de montagem e desmontagem, assim como da parte elétrica. Também há solicitação prévia do termo de teste de carga. De forma preventiva, durante a festa, observamos o comportamento das estruturas", destacou o coordenador da Defesa Civil da capital, Robson Rabelo.