População aprova entrega dos 20 novos ônibus para o sistema de transporte público

Transporte e Trânsito
18/03/2024 16h49

A chegada de 20 novos ônibus para integrar o sistema de transporte coletivo de Aracaju e região metropolitana agradou a quem utiliza o serviço. Os veículos zero quilômetro foram entregues nesta segunda-feira, 18, pelo prefeito Edvaldo Nogueira, e serão colocados em operação em linhas com maior volume de passageiros, beneficiando quem reside ou circula pelo bairro Santa Maria e conjunto Bugio, ambos na capital, e também em regiões de Nossa Senhora do Socorro, como o bairro Parque dos Faróis e os conjuntos Marcos Freire I, II e III.

Dos 20 novos ônibus, 11 foram adquiridos com recursos provenientes do subsídio concedido pela Prefeitura de Aracaju às empresas que fazem parte do sistema de transporte público. Os outros nove veículos foram adquiridos por meio de recursos próprios da empresa Atalaia.

O estudante Davi Gabriel Menezes, que é usuário do sistema, afirma que a entrega de novos ônibus é uma melhoria que corresponde à necessidade. “Os anseios da população foram atendidos e isso amenizará as fragilidades do sistema”, declara.

A comerciante Edjane Maria dos Santos, afirma estar feliz com a novidade. “Minhas expectativas estão na chegada de ônibus novos para a zona Norte de Aracaju e como já foi dito que parte dessa frota será destinada para essa área, fico feliz”, disse.  

Para o busólogo Breno Matos, a chegada dos novos ônibus é um grande avanço para o sistema. “Essas novas aquisições representam o que há de mais avançado em tecnologia, no momento. São ônibus que poluem menos e, por isso, auxiliam no controle das condições climáticas, que é um fator preocupante na atualidade. A população estava ansiosa por essa melhoria”, comenta.

Requalificação da frota  
A aquisição de novos veículos para a requalificação da frota de ônibus da capital, segundo o superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, Renato Telles, tem recebido a atenção do prefeito Edvaldo Nogueira, dada a necessidade de avanços significativos na área. “O subsídio financeiro viabilizado pela Prefeitura para o transporte público já repercutiu no congelamento da tarifa de ônibus e já implica no processo da renovação da frota, e a expectativa é de que o subsídio proporcione o mesmo para as outras empresas que operam no sistema”, conta.

Modernidade
Os novos ônibus que estarão sendo inseridos no sistema de transporte público de Aracaju e região metropolitana se diferenciam por serem de última geração, com motores Euro 6, mais silenciosos e caracterizados como menos poluentes, por reduzirem emissões de gases no meio ambiente. Esses veículos apresentam ainda sistemas de bloqueio de portas e elevadores.