Prefeitura dialoga com diretoria do sindicato dos professores da rede municipal

Educação
19/03/2024 18h25

Fortalecendo o diálogo entre a gestão municipal e a categoria dos professores, a Prefeitura de Aracaju recebeu na manhã desta terça-feira, 19, a diretoria do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema). O secretário em exercício do Planejamento, Orçamento e Gestão, Hallison Souza, e o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, ouviram as reivindicações dos servidores na reunião que aconteceu no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.

Durante o diálogo foram discutidos temas como licenças de servidores, reformas de escolas, climatização de salas de aula e piso salarial. Hallison Souza frisou a importância do diálogo entre a gestão e as categorias, acolhendo todas as reivindicações e dando os encaminhamentos necessários. 

“Sabemos a importância e respeitamos qualquer movimento sindical, por isso o diálogo sempre foi uma marca da atual gestão. Ouvimos todas as demandas pontuadas pela categoria e assumimos o compromisso de analisar cuidadosamente todas elas. Iremos discutir a viabilidade de atender as reivindicações, dentro da realidade que temos hoje na Prefeitura de Aracaju, e continuaremos fortalecendo esta relação de forma transparente”, frisou o gestor em exercício da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog). 

Em sua fala, o secretário da Educação, Ricardo Abreu, destacou todos os últimos investimentos nas estruturas físicas das escolas, como o investimento em cerca de R$ 90 milhões em reforma e ampliação de 14 escolas simultaneamente, o lançamento do Programa Escola Tech, com a modernização tecnológica das unidades de ensino, as ações para garantir a climatização das salas de aula, entre outros investimentos. “Por determinação do prefeito Edvaldo Nogueira, nós recebemos a diretoria do Sindipema, juntamente com o secretário Hallison de Souza. Foi uma conversa bastante republicana e civilizada, onde o Sindipema colocou alguns pontos que, no entendimento deles, é preciso que a gente consiga avançar, mas também reconheceram o esforço da Prefeitura, assim como também reconheceram que em algumas pautas históricas do sindicato nós estamos avançando, a exemplo das licenças de professores, dentre outras questões”, destacou o secretário Ricardo. 

Nesta terça-feira, o Sindipema aderiu a uma paralisação nacional convocada por entidades de todo o país, como explica o presidente do sindicato, Obanshe Severo. “Hoje é um dia nacional de luta, uma mobilização que a Confederação Nacional definiu que acontece atos em todos os municípios do Brasil. Nós temos uma pauta histórica de defesa do piso e a defesa também do ensino médio, em âmbito nacional. Fomos recebidos e pudemos tratar das pautas e das propostas que temos para solucionar problemas. Estamos muito próximos de resolver a questão das licenças dos professores, avançamos muito com as progressões. Nós queremos contribuir com um serviço público de qualidade, uma educação de qualidade e, obviamente, com respeito à legislação que garante todos os direitos dos servidores”, pontuou.