Perimetral Oeste: Turma do curso de Porteiro e Vigia participa da produção do Informe

Agência Aracaju de Notícias
03/04/2024 08h33

Dando início às atividades do mês de abril, na noite da terça-feira, 2, a equipe de comunicação do Trabalho Técnico Social (TTS) da Perimetral Oeste, junto à Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) da Prefeitura de Aracaju, estiveram na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco, no bairro Lamarão, para realizar a produção da nova edição do Informe Perimetral. A atividade acontece com a turma de Porteiro e Vigia, do curso ofertado em parceria com a prefeitura e o Senac, dentro do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da avenida Perimetral.

Os alunos participaram ativamente, ajudando na seleção e organização do material utilizado para a construção da edição deste mês do Informe Perimetral. Davi Souza, aluno do curso, ficou contente com a ação. “É uma atividade que faz com que as pessoas queiram participar dos eventos que são realizados com a comunidade e ajuda na interação e no progresso do bairro”, pontua.

A instrutora do curso, Sydna Correa, parabenizou a iniciativa do TTS, enfatizando a importância da interdisciplinaridade da ação com o currículo do curso. “O curso não é só conteúdo, eles também aprendem a trabalhar em equipe e divisão de tarefas. Esse trabalho em equipe é muito importante no mercado de trabalho atual”, afirma. Além disso, ela ressalta como o contato direto com as notícias, promovido pela ação, também é uma forma de terem acesso às informações.

“Nem todos os alunos seguem redes sociais, por motivos como falta de acesso à internet e, com essa atividade, acabam descobrindo outros temas trabalhados na Perimetral”, afirma Sydna.

A assessora de comunicação da Secom, Waneska Cipriano, também participou da atividade, que faz parte das ações do grupo de Comunicação Comunitária (ComCom) do Projeto da avenida Perimetral Oeste. "A produção do Informe Perimetral é também um momento de engajamento e escuta da comunidade no que tange a área de comunicação. Uma troca de saberes e uma geração de oportunidades, como previsto na ComCom, que tem a supervisão da Secom", informa a profissional.

Informe Perimetral

O Informe Perimetral acontece mensalmente em várias localidades do entorno da Perimetral Oeste, reunindo a população em uma atividade que une colaboração e comunicação para a criação de um jornal feito pela e para a comunidade.

Comunicação Comunitária

As ações realizadas através da Comunicação Comunitária (ComCom) contam com a participação de moradores dos bairros por onde passam as obras de construção da avenida Perimetral Oeste e tem como objetivo envolver a comunidade na produção de jornais, vídeos, imagens, informativos, entre outros produtos para divulgar as ações e atividades realizadas pelo Trabalho Técnico Social da Perimetral Oeste. Durante os encontros, os moradores aprendem noções sobre comunicação comunitária, técnicas de produção de notícias e discutem meios de divulgação de informações sobre assuntos de interesse da comunidade.

Perimetral Oeste

A avenida Perimetral Oeste terá uma extensão de 7,5 km, largura de 9,5 m e contará com três faixas de rolamento, sendo uma exclusiva para o transporte público, ciclovia e acessibilidade. Para construir a via, que é um dos principais projetos do Programa de Requalificação Urbana de Aracaju, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Prefeitura investe cerca de R$ 150 milhões.