Moradores do Augusto Franco comemoram início da reurbanização da Praça da Juventude

Agência Aracaju de Notícias
08/04/2024 08h00

Com um investimento de R$ 3,2 milhões, a Praça da Juventude, no conjunto Augusto Franco, vai ficar de cara nova com a reurbanização do espaço. Devido a ação do tempo, o espaço sofreu deterioração e para mudar o cenário da praça, a Prefeitura de Aracaju iniciou a obra de reurbanização dessa importante área de lazer e convivência do bairro Farolândia. 

Para a técnica de laboratório e hemoterapia Edlene Negreiros, essa reforma é a realização de um sonho. “Eu moro aqui há 39 anos, e o espaço era chamado de praça do cuscuz, porque tinha um cuscuz enorme que os meninos subiam e brincavam. E aí quando reformou ficou uma maravilha, mas com o tempo foi se deteriorando, mas agora chegou a nossa hora, e a praça vai ficar show de bola de novo, é um sonho realizado. Vou poder trazer minha neta pra brincar sem preocupação”, celebrou. 

Moabe Angelo mora no bairro desde a inauguração e afirma que essa reforma vai ser muito importante para o conjunto Augusto Franco. “Essa reforma vai ser ótima, o local estava precisando ser renovado. Eu venho para a praça diariamente, jogava bola no campo aqui, mas faz tempo que não dá mais pra jogar futebol nada, e agora estou ansioso porque com a reforma vamos poder voltar a jogar. Além de que vai valorizar muito o conjunto”, ressalta.

Para proporcionar a população mais lazer, a reurbanização contempla a construção de passeios em concreto; recuperação da quadra poliesportiva coberta e quadra de vôlei; construção de campo de futebol society, com gramado sintético de alta resistência; implantação do espaço pet; implantação do novo parque infantil com quiosques, pergolados e brinquedos adaptados para pessoas com deficiência; implantação de duas academias de ginástica ao ar livre; reforma completa do espaço da juventude; revitalização da pista de skate e pista de salto, e também intervenções paisagísticas, revisão das redes elétrica e hidráulica e adequação às normas de acessibilidade.

O topógrafo aposentado Luiz Vicente Bezerra se tornou morador do bairro em 2008,  e conta que acompanhou toda a construção da praça. “Essa foi uma obra bem grandiosa, a praça ficou muito boa, nós fazíamos exercícios na quadra coberta, mas, por conta da ação natural do tempo, passamos a fazer ao ar livre, o que nem sempre a gente consegue por conta do sol quente ou de chuva. Mas estou muito feliz, essa reforma vai trazer de novo muitos benefícios, com o espaço pet, a melhoria nos espaços para praticar exercícios e o local que é muito bom para a gente interagir com os vizinhos”, comenta.
 
De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, nos últimos sete anos a Prefeitura de Aracaju investiu na construção e reforma de mais de 50 praças na cidade.

“O prefeito Edvaldo tem priorizado a recuperação e criação de praças em vários locais da cidade, com foco no lazer da população. Com mais essa aqui, já são mais de 50 espaços de lazer construídos ou revitalizados. A Praça da Juventude, especificamente, possui uma área muito grande. Ela foi feita onde existia uma praça com poucos equipamentos e é um local de muita convivência entre a população. Toda a praça será recuperada, assim como serão inseridas novidades que são demandadas pela população”, explica.