Aracaju marca presença na 3ª Marcha dos Secretários de Turismo em Brasília

Indústria, Comércio e Turismo
03/04/2024 15h18

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), participou da 3ª Marcha dos Secretários de Turismo, em Brasília/DF, realizada entre os dias 2 e 3 de abril. O evento foi promovido pela Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), com apoio do Ministério do Turismo (Mtur) e da Embratur, e teve como tema “Juntos pelo Turismo Sustentável”.

O secretário do Turismo de Aracaju, Jorge Fraga, que também é dirigente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), onde atua como presidente do Conselho Fiscal da entidade, participou de toda a agenda programada nos dois dias de evento.

Programação
A Marcha tratou de diversos temas relacionados ao setor, como as “Tendências do Turismo para 2024 e 2025”, “Estratégias de Desenvolvimento do Produto Turístico”, “Transformação do Turismo com a Inteligência Artificial”, entre outros.

Durante o encontro, o secretário Jorge Fraga participou de reunião de trabalho com executivos do Ministério do Turismo (Mtur), como Milton Zuanazzi, da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, e Carlos Henrique, da Secretaria Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, bem como dirigentes da Embratur, quando foram tratados projetos de desenvolvimento turístico para Aracaju.

Uma das ações mencionadas pela Embratur foi o Workshop Conexão Embratur, realizado em parceria com o Sebrae. O projeto tem como objetivo a  profissionalização e o fortalecimento de trades turísticos das cidades brasileiras, com o objetivo de aumentar o fluxo de turistas internacionais no Brasil.
 
Aracaju foi uma das cidades que recebeu o projeto e o secretário Jorge Fraga aproveitou para destacar a importância da presença da Embratur na região Nordeste. “O turismo se faz nos municípios e a presença e o diálogo da Embratur e do MTur tem sido muito importante”, afirmou.

Sobre a marcha, Jorge Fraga considera uma oportunidade de “buscar um diálogo permanente entre secretarias municipais de turismo, a Embratur e o ministério”. “É essa conectividade que precisamos para fortalecer as políticas públicas para o fortalecimento do turismo”, observa o secretário.