Aracaju registra 70 mm de chuva em apenas seis horas e Prefeitura reforça prestação de serviços

Agência Aracaju de Notícias
04/04/2024 11h00

Com as fortes pancadas de chuva que caíram na manhã desta quinta-feira, 4, a Prefeitura de Aracaju mobilizou o seu Comitê de Gerenciamento de Crise para prestar assistência à população e minimizar os impactos das precipitações. Desse modo, diversas equipes municipais atuam desde as primeiras horas da manhã nos locais da cidade mais sensíveis aos impactos da chuva para a adoção das medidas necessárias à redução de riscos.

“Nós estamos com cerca de 100 pessoas trabalhando, entre os agentes da Defesa Civil, Emsurb, Emurb, Assistência Social, SMTT, todo mundo comprometido em atender às 21 ocorrências que entraram na manhã de hoje relacionadas às chuvas. Foram 70 mm de chuvas em apenas seis horas, que demandaram essas ocorrências. Algumas sobre riscos de desabamentos e desabamentos parciais, principalmente em cobertura de telhados, mas nenhuma vítima e nenhum ferido. No momento, apenas situações de alagamento e transbordamento de canais, como o canal da avenida Airton Teles e um trecho do canal da Anízio Azevedo, mas nenhuma ocorrência com gravidade”, afirmou o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, o órgão continua atento às ocorrências e possíveis situações de anormalidades em decorrência das chuvas intensas. Baseado nisso, o órgão emitiu alerta para a possibilidade da continuidade dessas chuvas para as próximas 24 horas. "A gente reforça o número 199 para que a população possa entrar em contato se houver situações de anormalidades”, explicou.

Devido às chuvas, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) fez o realinhamento do cronograma diário e mobilizou suas equipes para minimizar os impactos causados pelo grande volume de águas pluviais. Em diversos locais da cidade, os técnicos do setor operacional fizeram o monitoramento do escoamento e do nível de retenção de canais, a exemplo do Tramandaí e da avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, conjunto Lourival Batista, avenidas Osvaldo Aranha e Airton Teles, na região central. As equipes operacionais permanecem monitorando alguns pontos vulneráveis e estão de prontidão para eventuais necessidades, no caso das chuvas persistirem nas próximas horas.

Localidades do Lamarão e Farolândia foram atendidas com os serviços de limpeza geral, com atenção especial para a desobstrução dos bueiros, em apoio ao trabalho que já é feito regularmente pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). O mesmo serviço foi realizado no bairro Salgado Filho. “Realinhamos o cronograma de serviços da nossa Diretoria de Operações para atender com mais agilidade às demandas que surgiram na manhã de hoje. A determinação do prefeito Edvaldo Nogueira é que todos os órgãos e secretarias somem forças para atender ao que determina o Plano de Contingência”, destaca o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.

As chuvas também provocaram vazamento em parte da cobertura de um dos setores do mercado municipal Maria Virgínia Leite Franco, na região central da cidade, e diante disso, a Emsurb acionou a equipe de manutenção predial para resolver o problema. Rapidamente, a equipe isolou a área atingida no setor de cereais e verificou a situação de outros pontos do mercado. A equipe de manutenção trabalhou ainda na retirada da água que emergiu pela rede de drenagem.

Ao longo de toda a manhã, a Emurb também trabalha intensamente para amenizar os impactos provocados pelas chuvas. As equipes de manutenção da rede de drenagem circularam pelas ruas de diversos bairros da capital, como o Lamarão, 13 de Julho, Santa Maria, Luzia e Ponto Novo, para verificar possíveis obstruções e operacionalizar a drenagem das águas.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realiza o monitoramento dos possíveis pontos de Alagamentos em diversos pontos da capital, como nas avenidas Coelho e Campos com Carlos Firpo, próximo ao antigo restaurante Padre Pedro; Airton Teles; Gentil Tavares com Airton Teles; Simeão Sobral com Antônio Cabral, entre outras.

Na área Norte de Aracaju, o monitoramento foi feito na avenida Euclides Figueiredo; Terminal da Maracaju entrando pela rua São Francisco de Assis; Mercado do Santos Dumont; e avenida Juscelino Kubitschek (região da Terceira Delegacia). Na área Sul, a intervenção aconteceu nas avenidas Ministro Geraldo Barreto Sobral (rotatória do Colégio Jardins) sentido sul; Pedro Valadares; Acrísio Cruz; Francisco Porto; Anísio Azevedo; Praça da Imprensa; rua Laura Fontes; e rua Guilhermino Resende.

Saúde e Assistência
Devido às fortes chuvas, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) suspendeu, durante todo o dia, os atendimentos da Unidade de Saúde da Família (USF) Francisco Fonseca, localizada no bairro 18 do Forte, e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no bairro Farolândia, no turno da manhã desta quinta-feira, 4. Um fluxo de água externo adentrou ambos os equipamentos de saúde e impossibilitou a continuidade dos atendimentos. 

A SMS informa que os usuários que têm a Francisco Fonseca como unidade de referência podem buscar suporte na unidade mais próxima, a USF José Quintiliano. Os procedimentos agendados serão remarcados. Já os atendimentos marcados no CEO também serão reagendados e os usuários devidamente informados. A secretaria trabalha para que os atendimentos retornem à normalidade o mais breve possível.

Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 4, a Secretaria Municipal da Assistência Social foi acionada pela Defesa Civil Municipal para identificar a situação de risco e vulnerabilidade de famílias afetadas pelas chuvas no bairro Porto Dantas. Três famílias foram encaminhadas para a concessão de Benefícios Eventuais e demais programas socioassistenciais. Entre os benefícios, foram entregues colchões, cestas básicas e kits de limpeza.