Prefeitura investe em equipamentos adequados para evitar o descarte irregular de lixo na cidade

Agência Aracaju de Notícias
08/04/2024 11h00

Um dos fatores que impactam diretamente no ecossistema de uma cidade é o descarte irregular de resíduos. Frente a isso, a Prefeitura de Aracaju, que encara a preservação ambiental como uma prioridade, realiza uma série de serviços e ações que visam combater esta problemática. Por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a administração municipal vem implementando e investindo em estratégias de coleta de materiais, ações que fazem da capital uma cidade referência nacional de limpeza urbana. São programas como Cata-treco, Ecopontos, Ecobarreiras e Ecobueiros que complementam o sistema de coleta da capital e proporcionam o avanço na qualidade de vida dos aracajuanos, contribuindo para uma cidade melhor para as gerações futuras.

Quando descartados irregularmente nas ruas, os resíduos acabam obstruindo os bueiros e canais da cidade. A fim de reduzir esses impactos, a Prefeitura instalou Ecobarreiras, estruturas colocadas nos canais que, utilizando-se das correntes naturais retêm o lixo, facilitando a coleta dos materiais acumulados e impedindo, assim, que eles acabem nos rios e mares. As ecobarreiras ainda contém ganchos na parte submersa, fazendo com que os materiais mais pesados que ficam no fundo dos canais também sejam retidos para a limpeza total.

Junto às oito Ecobarreiras instaladas na cidade, os 29 Ecobueiros espalhados pela capital também auxiliam no impedimento do acúmulo de lixo com os descartes irregulares. A implementação foi uma parceria da Defesa Civil, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), com a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), após realizarem um estudo e mapeamento dos pontos da cidade com grande descarte de lixo e acúmulo nos bueiros. Eles possuem uma grade acoplada aos bueiros que filtram resíduos como embalagens plásticas, e também facilitam a manutenção da limpeza desses locais. Após o recolhimento do material feito pela Emsurb, as equipes enviam o lixo para descarte adequado, no aterro sanitário.

“Esses pontos de descarte irregular devidamente identificados e outros que frequentemente são monitorados possuem uma alta demanda. Por isso, mesmo com o serviço contínuo da coleta de lixo, houve a necessidade da instalação de 80 placas informativas, reforço em nossas ações com a equipe de educação ambiental, além do uso do paisagismo como forma de conscientizar a população e evitar que os resíduos despejados nas vias públicas contaminem o solo ou até mesmo riscos como o descarregamento desses materiais para as galerias, canais e rios, com a ocorrência de chuvas”, enfatiza o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Bruno Moraes.

Para que a população possa atuar de forma mais efetiva e contribuir para a preservação do meio ambiente, a Prefeitura também implantou Estações de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos, os Ecopontos, onde os cidadãos podem fazer o descarte de vidro, papelão, ferro e resíduos de construção civil nos ecopontos espalhados pela cidade. Atualmente, Aracaju tem seis ecopontos, localizados nos bairros Industrial, Coroa do Meio, Santos Dumont, 17 de Março, Inácio Barbosa e Ponto Novo.

Além disso, a Emsurb disponibiliza o serviço de Cata-treco para a população. Esse programa serve para que os cidadãos possam fazer a destinação correta de móveis e objetos que não tem mais serventia e que estejam acumulando sujeira nas casas dos aracajuanos. Para que esses materiais não sejam jogados na rua, deixando a cidade suja e com o risco de proliferar doenças causadas por vetores que nascem em ambientes insalubres, o caminhão do Cata-treco passa na frente das casas e recolhe os objetos para fazer o descarte devido. As cooperativas que têm parceria com a Prefeitura, a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) e a Cooperativa de Reciclagem do bairro de Santa Maria (Coore) ainda fazem a separação do material recolhido diariamente e realizam a triagem do que pode ser reciclado e doado para quem precisa.