Aracajuanos reconhecem importância da abertura de novos polos da Academia da Cidade

Saúde
10/04/2024 08h30

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entregou à população quatro novos polos do Programa Academia da Cidade (PAC): 17 de Março, no bairro que leva o mesmo nome; polo José Machado de Souza, no bairro Cidade Nova; polo Anália Leite, no 18 do Forte; e o polo Geraldo Magela, no bairro São Conrado. Para quem mora nessas localidades, os novos equipamentos representam mais acesso à saúde e mais qualidade de vida.

Prevenção e controle de índices de doenças crônicas que podem ser evitadas são os principais objetivos do PAC. Usuária do polo Maracaju, Rosane Rodrigues reconhece os benefícios que o programa promove na vida e na saúde de cada participante.

“O Programa Academia da Cidade é muito importante para a sociedade porque traz muitos benefícios não só para os jovens, mas para as senhoras que não podem ir para uma academia tradicional. Ter essa academia próxima à residência delas com profissionais excelentes que se preocupam com a nossa saúde e incentivam a fazer atividades físicas, como caminhada e passeios. É de suma importância a presença desse programa em cada bairro”, conta Rosane.

Para a dona de casa Valquíria Pereira Santos, a Academia da Cidade "é um lugar que eu adoro porque os benefícios para a saúde são muitos". "Eu me sinto bem demais dançando, me exercitando e me alegrando. Gosto muito dos professores e das atividades, então essa comunidade aqui só vai se beneficiar com a chegada do polo”, completa.

Rita Simões foi arrastada pelo exemplo da mãe, Guiomar Simões, que, aos 94 anos, é usuária da Academia da Cidade desde quando foi fundada, há quase 20 anos. Rita frequenta as aulas de ginástica, caminhada e demais atividades, pois, segundo ela, quer ter o mesmo privilégio da longevidade da genitora.

“Quando minha mãe fazia a Academia da Cidade eu já a acompanhava ao longo desses mais de 20 anos e também participo tendo esse exemplo para chegar na idade dela com todo esse vigor. Ela completa 95 anos no dia 29 de abril, tem uma boa memória e beneficiou a saúde também por conta da Academia da Cidade. Minha mãe mudou os hábitos, passou pela nutricionista que ia até o pólo e tudo isso só ajudou a ela continuar firme até os 89 anos, que foi quando ela saiu, e mesmo assim fez muito lá até jogar bola com o professor. Para mim, isso tudo é um grande exemplo e só quero sair quando chegar na idade dela também”, relata Rita.

Aos 94 anos, Guiomar Simões demonstra muita firmeza em suas vontades. “Estou aqui com muita alegria para me lembrar dos tempos atrás. Eu sempre gostei de participar das atividades, é uma coisa muito boa para saúde, tanto é que estou com 94 anos aqui pra ver essa beleza”, afirma ela ao participar de mais uma aula do programa.