Cidades inteligentes: Aracaju sediará 9ª edição do Smart Gov entre 10 e 11 de abril

Agência Aracaju de Notícias
08/04/2024 14h30

A capital sergipana sediará, entre os dias 10 e 11 de abril, a nona edição do Smart Gov, evento realizado pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti), com apoio da Prefeitura de Aracaju, e que terá como tema “IA- Transformação dos Serviços Públicos e seus impactos”. 

São esperados representantes dos governos municipais de 40 das principais cidades brasileiras, os quais apresentarão as iniciativas de sucesso e os desafios relativos ao uso da Inteligência Artificial e outras tecnologias de ponta dentro da administração pública, de forma a compreender a melhor estratégia para utilizar essas ferramentas e melhorar a vida das pessoas.

Em sua primeira edição neste ano, o evento será realizado no Vidam Hotel, no bairro Atalaia, com o objetivo principal de promover o intercâmbio de conhecimento e melhores práticas das entidades de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) entre os municípios brasileiros, buscando fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras para a gestão pública, além de estimular a criação de políticas públicas voltadas para a transformação digital. 

Aracaju foi escolhida como sede a partir das experiências recentes com uso de tecnologia para oferecimento de serviços, e recebe o primeiro encontro do tipo no ano promovido pela Anciti. “Vamos mobilizar prefeitos e instituições para fazermos um grande evento, em que possamos discutir a tecnologia, impactos e as saídas que ela pode apresentar para solucionar as questões das cidades e melhorar a vida dos cidadãos", afirma o prefeito Edvaldo Nogueira.

Para o presidente da entidade e CEO da Prodam SP, a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo, Johann Dantas, o compartilhamento de experiências das diversas cidades que têm utilizado a tecnologia para agilizar processos, avançar em sustentabilidade, aumentar a segurança e a qualidade dos serviços oferecidos à população, pode trazer benefícios substanciais para todos os envolvidos.

“A variedade de soluções que as cidades podem implantar em benefício da população é enorme. A troca de informações aumenta a capacidade de enxergar a tecnologia de modo mais prático e humano”, afirma.

À realização do evento, a Prefeitura de Aracaju assegurou o apoio logístico necessário, além de marcar presença com a participação dos servidores municipais, a fim de qualificá-los, além de realizar a divulgação da cultura local e apresentar as iniciativas que têm sido adotadas do ponto de vista da utilização das ferramentas tecnologias e do pensamento pautado pela busca por inovação.

“A Prefeitura está marcando presença com servidores da Fundat, Seplog, Saúde, Segov, Semed, Semfaz, de modo a qualificar a atuação deles no ponto de vista da inovação e tecnologia. Além disso, a Setur irá distribuir 170 kits apresentando as potencialidades culturais de Aracaju para todos os convidados. A administração municipal apresentará dois projetos inovadores, o Escola Tech, que busca promover a igualdade social através da equidade digital, e também o processo de georreferenciamento da cidade, resultado do Projeto de Infraestrutura de Dados Espaciais feito pela Fazenda”, ressalta o diretor de Inovação e Tecnologia, Walter Júnior.