Defesa Civil de Aracaju conclui fase de inscrições para formação de voluntários

Defesa Civil
09/04/2024 12h02

Nesta terça-feira, 9, a Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), inicia a fase de análise de dados dos candidatos à formação de voluntários para os Núcleo Comunitários de Proteção e Defesa Civil - Nupdecs. O período de inscrições, iniciado no dia 1º de abril, foi encerrado na noite dessa segunda-feira, 8, com o recebimento de mais de 100 cadastros de pessoas interessadas em participar da capacitação.

Diante da grande procura, o órgão ampliará o número de vagas, possibilitando a participação de 50 pessoas, e formará cadastro de reserva com os demais inscritos, para participação na próxima edição da capacitação. Conforme Chamada Pública nº01/2024, inicialmente, foram disponibilizadas 30 vagas, com prioridade para os moradores de localidades onde já existem Nupdecs em atuação.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, ressalta que os critérios de seleção dos participantes serão respeitados conforme descrito na Chamada. "Estamos felizes com a grande procura e interesse da população em contribuir, voluntariamente, com as suas comunidades através dos Nupdecs. Analisamos cuidadosamente cada inscrição para a divulgação da lista de selecionados que poderão participar dessa formação", destacou o coordenador.

A relação com os candidatos que participarão da formação será divulgada no site da Prefeitura de Aracaju, às 17h desta terça-feira, 9. O link pode ser acessado na página Semdec > Defesa Civil > Nupdecs. Acesse aqui. "Caso tenham dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a nossa equipe através do telefone 79 3214-1745, em horário comercial", salientou o coordenador.

Capacitação

A capacitação ocorrerá entre os dias 11 e 13 de abril, com o objetivo de preparar novos voluntários que possam integrar os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) já existentes, em Aracaju, nos bairros Jabotiana, Cidade Nova, Porto Dantas, Soledade, bairro Industrial, bairro América e zona Sul (bairros da antiga Zona de Expansão).

As aulas teóricas serão ministradas pela equipe de Defesa Civil e parceiros nos dias 11 e 12, das 19h às 21h30, no auditório da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Já no sábado,13, as atividades ocorrerão das 8h às 11h, com a visita técnica às áreas de risco pré-definidas pela coordenação.

O conteúdo programático, que soma 12h de capacitação, visa ampliar a percepção dos riscos na comunidade, instruir sobre procedimentos de segurança e orientar sobre o fluxo de atendimento dos órgãos envolvidos na prevenção e resposta às situações adversas.