Em revisão de projetos, BID atesta efetividade de Aracaju na execução do "Construindo para o Futuro"

Agência Aracaju de Notícias
09/04/2024 14h03

Através de recursos provenientes do financiamento firmado junto ao Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), a Prefeitura de Aracaju tem realizado uma série de obras estruturantes que estão transformando a capital sergipana. Nesta terça-feira, 9, secretários e técnicos do município estiveram em Brasília para uma reunião com integrantes da instituição bancária e do Governo Federal para apresentar o andamento dos projetos que estão sendo executados a partir do Programa de Requalificação Urbana “Construindo para o Futuro” e detalhar os avanços de cada uma das obras realizadas na cidade com a verba do agente financeiro. Na avaliação dos dirigentes do BID, a gestão tem avançado significativamente na execução dos trabalhos, tornando-se referência na realização de grandes obras, tendo em vista a complexidade e os impactos sociais que cada uma delas trará para a população.

“Estou muito feliz em ver os resultados do nosso trabalho ganhando o mundo. Nossos secretários e equipe técnica se reuniram com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, em Brasília, para a revisão de carteira dos projetos que estamos executando e a avaliação foi bastante positiva. Os dirigentes do BID e os representantes do Governo Federal parabenizaram as obras que já realizamos, o andamento dos projetos que temos em execução e o cumprimento de prazos. Além dos nossos projetos terem sido apontados como satisfatórios, também recebemos uma avaliação muito positiva sobre os impactos das obras para os cidadãos. Em breve, entregaremos a avenida Perimetral Oeste e mais de 400 casas no Lamarão, além da completa revitalização do Parque da Sementeira, obras transformadoras para a nossa cidade”, destacou o prefeito Edvaldo Nogueira.

Durante a reunião, já na condição de secretária municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Michele Lemos fez uma ampla explanação sobre o Programa de Requalificação Urbana. Ela detalhou os projetos que estão sendo realizados com os recursos, dando destaque para o novo conjunto habitacional do Lamarão, com 484 casas, a construção da avenida Perimetral Oeste, interligando Aracaju a Nossa Senhora do Socorro, e a revitalização completa do Parque da Sementeira. A secretária também expôs o andamento do parque de preservação ambiental, das Estações de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos, praças e de outros equipamentos que estão sendo erguidos com o financiamento.

Segundo informou o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, aos representantes do banco e do Governo Federal, essas medidas adotadas pela gestão tem garantido o desenvolvimento econômico nas regiões onde estão sendo implementadas as obras de infraestrutura.

“Além daquilo previsto nos contratos, estamos promovendo transformações enormes na sociedade, principalmente nas regiões Norte e Oeste de Aracaju. Nesses locais, identificamos o desenvolvimento econômico, a geração de emprego e renda, e a mudança da percepção que a própria população tem da sua realidade. Isso não acontece apenas com as obras do BID, mas com outras obras que a Prefeitura realiza na cidade e que se integram a esse pacote. Se essas obras não estivessem sendo realizadas, estaríamos enfrentando problemas hoje na cidade. Nesses locais, uma série de empreendedores vêm instalando novas empresas, de diversos setores, e a população tem conseguido emprego próximo de onde moram. São resultados práticos e visíveis das intervenções que estão sendo feitas. E o nosso compromisso é esse, de continuar comprometidos com a entrega destes resultados que são, inclusive, cobrados diariamente pelo prefeito”, frisou.

Avaliações
Durante a reunião realizada nesta terça, a chefe de operações do BID no Brasil, Paola Martinez, parabenizou toda a equipe da Prefeitura à frente dos projetos e a gestão do prefeito que atua no papel de líder para cumprir com todos os requisitos vigentes. Com a execução dentro do prazo e mais de 90% dos trabalhos realizados, Paola considerou que o comprometimento tem sido bastante satisfatório para a instituição.

O chefe do projeto e especialista em Desenvolvimento Urbano e Habitação, Diego Arcia, ressaltou a importância do trabalho técnico realizado pela Prefeitura e reconheceu a complexidade das obras, assim como os impactos positivos que elas provocam em diferentes comunidades da cidade. A perspectiva, segundo ele, é de que a Perimetral Oeste seja entregue ainda este ano, enquanto as casas do conjunto que está sendo erguido no Lamarão alcancem 90% de conclusão no mesmo período.

O representante do Ministério do Planejamento, Anael Jacob, também parabenizou a gestão pelos avanços obtidos e considerou que “este já é um projeto de grande êxito”. Além dele, também esteve presente na reunião o representante da Secretaria do Tesouro Nacional, Daniel Barbosa.

Também participaram do encontro o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari; o secretário-chefe de Gabinete e secretário interino da Articulação Política e das Relações Institucionais, Valter Lima; o procurador-geral do município, Sidney Amaral Cardoso; o coordenador de aquisição do Programa de Requalificação Urbana, Lucas Argolo; e a diretora de habitação social da Prefeitura de Aracaju, Rosária Rabelo.