Período de alerta de maré alta encerra sem registro de ocorrências

Defesa Civil
09/04/2024 20h02

Nesta terça-feira, 9, chegou ao fim o alerta para o ciclo de maré alta, com 2,3m, em Aracaju. O fenômeno esteve sob monitoramento desde o domingo, 7, quando a Defesa Civil, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), emitiu o alerta SMS com orientações à população.

Nesse período, as equipes estiveram atentas às áreas que sofrem maior influência da alta da maré, como é o caso de regiões localizadas no bairro 13 de Julho, Lamarão, São Conrado, Bugio e Jardim Centenário. Ações preventivas foram adotadas para minimizar os impactos ocasionados nessas localidades.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, destaca que houve ação integrada aos demais órgãos da gestão municipal. "Foi necessário realizar bloqueio temporário do trânsito em algumas vias, como é o caso da avenida Acrísio Cruz, o que foi realizado pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), com devidos desvios, para evitar riscos à população. Também mantivemos equipes da Defesa Civil de prontidão para adotar as medidas necessárias e orientar a população", ressaltou.

De acordo com o secretário, não foram registradas ocorrências, através do número emergencial 199, relacionadas a maré alta. "Informamos previamente, através do alerta emitido via SMS, pelo serviço 40199, e estivemos antecipadamente em comunidades para orientar os moradores, de maneira que pudessem se precaver e proteger bens", salientou o secretário.

A Defesa Civil de Aracaju monitora a tábua de marés, divulgada pela Marinha do Brasil, que indica novas marés de 2,3m a partir do mês de agosto. "Em maio ocorrerão quatro marés de 2,2m. Somente a partir de agosto votarão a ocorrer marés a partir de 2,3m, que demandam maior atenção em algumas regiões da cidade. Nessas ocasiões enviaremos alerta e faremos o monitoramento das localidades", explicou o tenente-coronel Silvio Prado.

Alerta SMS

Para receber os avisos da Defesa Civil basta enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo do texto o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP. Com o cadastro, a população tem acesso a informações de maneira antecipada sobre condições que demandam atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.