Defesa Civil alerta para chuvas moderadas e raios nas próximas 24 horas em Aracaju

Defesa Civil
11/04/2024 07h28

Na manhã desta quinta-feira,11, a Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), emitiu alerta de chuva moderada, com possibilidade de raios, para as próximas 24 horas, na capital. O aviso encaminhado à população tem como base informações do serviço especializado em meteorologia do sistema ClimAju.

O alerta encaminhado através do Serviço de alerta por SMS 40199 alcança mais de 85 mil telefones móveis cadastrados em Aracaju e reforça as ações preventivas diante da previsão de chuva. O recurso é utilizado em conjunto com as demais ações de monitoramento de áreas de risco e de localidades impactadas pelas precipitações, além da atenção ao atendimento de chamados que venham a ser registrados por meio do serviço emergencial 199.

De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, não houve registro de ocorrências nas por meio do serviço emergencial, até as 7h30. "Os pluviômetros da capital registraram acumulado de 80 mm de chuva em , aproximadamente, seis horas, e 50 mm em apenas uma hora. Mesmo com a pancada de chuva intensa em curto espaço de tempo, não houve registro de ocorrências através do serviço de emergência. As equipes estiveram nos pontos mais sensíveis, para realizar monitoramento e atender, no menor tempo de resposta possível, as demandas que pudessem surgir", salientou.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, destaca alguns cuidados a serem adotados pela população. "Com a possibilidade de incidência de raios, é importante que a população adote alguns cuidados, como não se abrigar debaixo de árvores, assim como não permanecer em áreas descampadas. Para as pessoas que residem em áreas próximas de encosta de morro é importante observar se há situações de anormalidade, como inclinação de árvores e postes ou movimentos de massa. Diante desses sinais de risco, é preciso acionar imediatamente a Defesa Civil", orienta

Alerta SMS

Para receber os avisos da Defesa Civil basta enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo do texto o CEP do local que deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP. Com o cadastro, a população tem acesso a informações de maneira antecipada sobre condições que demandam atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros.

ClimAju

A Prefeitura de Aracaju também disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível no endereço aracaju.se.gov.br/climaju, possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias e imagens ao vivo de diversas regiões da capital.