Prefeitura reforça prestação de serviços para minimizar impactos das fortes chuvas

Agência Aracaju de Notícias
11/04/2024 09h21

A capital sergipana amanheceu nesta quinta-feira, 11, com chuvas de intensidade moderada a forte, e a Prefeitura de Aracaju, por meio do seu Comitê de Gerenciamento de Crise, se mobilizou para minimizar os impactos das precipitações na cidade. Nas primeiras oito horas do dia, os pluviômetros da capital registraram um acumulado de 80 mm. A Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), promoveu o monitoramento de maneira intensificada durante o período de chuva, com o intuito de reduzir o tempo de resposta no atendimento de eventuais ocorrências. Segundo o órgão, não houve ocorrências registradas através do serviço emergencial 199.

O secretário municipal da Defesa Social e Cidadania de Aracaju, tenente-coronel Silvio Prado, destacou que a Defesa Civil emitiu um alerta de chuvas intensas para as próximas 24 horas. “Desde às 5h todas as equipes estão nas ruas verificando algum tipo de ocorrência ou intercorrência que pode ter acontecido devido, principalmente, ao impacto na rede de drenagem, ocasionando diretamente impactos no trânsito. No dia de hoje não tivemos nenhuma ocorrência registrada por essas chuvas. Nós vamos continuar monitorando. Ainda temos previsões de chuvas em menor intensidade ao longo do dia e, à medida que as ocorrências forem solicitadas, todas as equipes estão prontas para atender e minimizar esses impactos causados pelas chuvas”, explicou.

A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) também está em ação durante a manhã, com ações específicas em diversos pontos da capital, como a desobstrução de drenagem na avenida Beira Mar, no bairro 13 de Julho, e na avenida Doutor Carlos Firpo com a avenida Coelho e Campos, no Centro; e limpeza de drenagem na avenida Francisco Porto, no bairro 13 de Julho, e na rua Manoel Vieira de Melo, no bairro Jardim Centenário; bem como sucção de água com caminhão pipa na rodovia Professor Eduardo Cabral Menezes, no São José dos Náufragos.

Para reduzir os impactos das chuvas, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) promove, durante todo o ano, ações preventivas como limpeza de canais, canaletas e lagoas, coleta de lixo em pontos de descarte irregular, limpeza de bueiro, as quais são reforçadas preventivas durante a quadra chuvosa. Esses serviços são intensificados nos meses chuvosos e auxiliam para evitar que o descarte irregular dos resíduos sólidos obstruam os canais.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realiza o monitoramento em diversos pontos da capital, como na avenida Airton Teles, no Centro, e também no bairro Jardins, sem necessidade de interdição de nenhuma via.